O PEDAGOGO: QUAL A SUA FUNÇÃO NA ESCOLA?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LUSO BRASILEIRA











O PEDAGOGO : QUAL A SUA FUNÇÃO NA ESCOLA













CARPINA, 2013
FACULDADE LUSO BRASILEIRA

CÍCERA DE OLIVEIRA MARTINS
ELISÂNGELA CAVALCANTI
KÁTIA CRISTINA
ROSA CÍNTHIA






O PEDAGOGO: QUAL A SUA FUNÇAO NA ESCOLA




Trabalho solicitado pelo Professor Josias, como requisito necessário para obtenção da nota dotrabalho acadêmico, referente a matéria de Administração e gestão escolar, durante o VII período de pedagogia.







Carpina, 06 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

O pedagogo é hoje, a figura central para a promoção do aprendizado e do desenvolvimento escolar. No entanto tem surgido críticas sobre qual seria o seu papel na escola e se ele tem cumprido sua função corretamente. Esta resenhafaz uma reflexão sobre o artigo de Luiza Bontempo, “O Pedagogo na Escola”, e tem como objetivo principal entender os benefícios que um bom pedagogo tem a oferecer à educação.

QUEM É O PEDAGOGO

“O pedagogo é o profissional formado em pedagogia, o qual atua em processos pedagógicos, e também educativos” (Amariz, 2008). Estes processos estão relacionados ao ensino, mas não precisam limitar-se aoâmbito escolar. Pode atuar em qualquer área, desde que desenvolvendo processos educativos de acordo com a legislação vigente e levando sempre em consideração o que aprendeu na faculdade.
O pedagogo, também é visto hoje, como o profissional da educação, o próprio professor, aquele que está diante da turma. Luiza Bontempo faz uma separação entre o professor e o pedagogo, colocando-o como aqueleque guia o professor no desenvolvimento da sua função. Neste artigo ela trata do pedagogo como coordenador pedagógico ou supervisor e não do professor formado em pedagogia.
Ver o pedagogo apenas como supervisor ou coordenador parece ser um pensamento ultrapassado, uma vez que a grande maioria dos professores das series iniciais tem formação em pedagogia e pelo fato que a maioria deles passarampela sala de aula antes de tornarem-se supervisores-coordenadores.Isto valoriza muito a sua função pois este educador reconhece através da prática todas as funções educacionais da escola. Isto transforma seu trabalho em algo mais eficaz porque entende as dificuldades enfrentadas por cada profissional.

O PEDAGOGO NA ESCOLA

A escola precisa de profissionais capacitados e atuantes, geralmenteesses profissionais são revelados na figura do pedagogo que, para a autora, apesar de ter aumentado muito o número de profissionais, o ensino não tem progredido. Só a figura do pedagogo não basta. Ele dever saber qual é a sua função e deve saber exercê-la com excelência. Veja o que diz Luiza Bontempo (2008), sobre a figura do pedagogo:
“Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, que sabeempregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objetivo de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, naoperacionalização do projeto-político-pedagógico da escola.”



Luiza ainda defende que o bom pedagogo deve possuir características que são essenciais a sua função: liderança, dinamismo, humildade, cooperação, inovação e praticidade. Ele deve reconhecer e priorizar o que realmente é importante. Também deve saber escolher, preparar sua equipe e delegar funções para cada um. Ele não pode perdertempo com ações que não trarão resultados, nem sobrecarregar-se de afazeres. Ele não está na escola para dizer o que cada professor deve fazer e como fazer e sim para orientar-lhe e dar-lhe suporte no dia a dia escolar. Para isso ele precisa alcançar as metas indicadas pela autora: “O bom desempenho docente em suas competências básicas, incentivando o professor a buscar o próprio crescimento...
tracking img