O pedagógico na educação infantil-uma releitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: O PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA RELEITURA

OBJETIVO: Refletir sobre as concepções que associam as operações de educar e cuidar como representativas dos programas institucionais voltados para o atendimento de crianças na Educação Infantil

JUSTIFICATIVA

Este trabalho aborda a questão da Educação Infantil na atualidade. Segundo aL.D.B. n° 9.394, promulgada em dezembro de 1996, a Educação Infantil deixa de ter uma função assistencialista e passa realmente a ser considerada como um nível de ensino. Ao longo da história, o significado e a compreensão da infância passaram por transformações. Antes a criança era considerada um adulto em miniatura e hoje, com identidade própria, é vista como um sujeito histórico e social, peranteuma família com determinada cultura, que está inserida numa sociedade. Assim posto, a educação deve atender à diversidade desses sujeitos culturais, oferecendo a todos, sem distinção de credo, côr, situação econômica, oportunidades iguais para seu pleno desenvolvimento. A visão ultrapassada da Educação Infantil como lugar depositário de crianças com fins assistencialistas felizmente está sendodeixada de lado, como nos mostram os resultados das pesquisas realizadas com profissionais que atuam nessa área e que constam deste trabalho.

INTRODUÇÃO

A discussão sobre a identidade da educação infantil tem constituído um tema desafiador para aqueles/as que se têm dedicado a ela como objeto de estudo mas também para os/as que militam politicamente para seu reconhecimento como direito dascrianças brasileiras e de suas famílias.
Vive-se um momento em que profundas mudanças ocorrem em termos de Educação, estando aquelas relativas à Educação Infantil em grande êxito, onde vários autores colocam em suas discussões a importância da primeira infância para o desenvolvimento do ser humano. Lembrando que se esta etapa for bem trabalhada será o alicerce desencadeador do desenvolvimento dacriança, da construção de conhecimentos e de base para as aprendizagens posteriores, da mesma forma que se for mal realizada poderá criar bloqueios, deixar marcas comprometedoras no processo de desenvolvimento cognitivo da pessoa, causando reflexos na sua vida como cidadão.
Em 1994, o MEC divulgou um documento contendo as diretrizes da Política Nacional da Educação Infantil. Neste documento, ressaltaque esta é a primeira etapa da educação básica, indispensável à construção da cidadania, afirmando que traduz "a consciência sobre o significado da infância e o direito à educação da criança em seus primeiros momentos de vida."
Em 1999, o MEC distribuiu para as pré- escolas e creches o documento: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Onde reafirma que a concepção de criança éuma noção historicamente construída e, conseqüentemente, vem mudando ao longo do tempo. Faz também referências às diferentes maneiras de se conceber a criança, dependendo de sua classe social e do grupo ético de que faz parte, apontando crianças que, por suas condições de vida são levadas ao trabalho infantil, sofrendo exploração e abuso por parte dos adultos, e crianças protegidas pelas suasfamílias e pela sociedade, concluindo que "essa dualidade revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu, ainda, as grandes desigualdades presentes no seu cotidiano".
Entende-se que a Educação Infantil deve se preocupar com a formação do caráter da criança, ensinando-a e envolvendo-a com os princípios éticos e da cidadania. O ambiente da Educação Infantil deve ser lúdico eencantador, amplo e arejado, estimular o sonho e a imaginação, mas também não deve excluir a criança da realidade, ao contrário deve mostrar que a realidade pode ser boa, bela e nobre, se trabalharmos para que ela assim seja.

DESENVOLVIMENTO

A EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE

O inciso IV do artigo 208 da Constituição Federal e os artigos 29 e 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional...
tracking img