O pecado da avereza

16580 palavras 67 páginas
LIÇÃO 4 – 28 de Abril de 2013

Precisamos combater o pecado da avareza

TEXTO AUREO

“Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. lT m 6.10

VERDADE APLICADA

Os insensatos derrubam os celeiros, constroem outros maiores, mas se esquecem de cuidar da própria alma.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

► Mostrar que as riquezas materiais cegam muitas pessoas no aspecto espiritual;
► Explicar que a ganância por possuir bens materiais vai contra o Evangelho de Jesus;
► Ressaltar que possuir riquezas não é pecado; o problema é deixar descer para o coração a avareza, o orgulho, o egoísmo e a vaidade excessiva enquanto despreza a Palavra de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Lc 12.15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância do que possui.
Lc 12.19 - E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Lc 12.20 - Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? l Tm 6.9 - Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. l Tm 6.10 - Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

A avareza é a sede insaciável de uma quantidade cada vez maior de algo que acreditamos ser necessário para nos fazer sentir verdadeiramente satisfeitos. Pode ser a sede de dinheiro ou das coisas que o dinheiro pode comprar, pode também ser a sede de cargos e de poder. Jesus deixou claro que a vida verdadeira não depende da abundância de posses. Não negou que temos certas necessidades básicas (Mt 6:32; 1 Tm 6:17). Apenas afirmou que não tornaremos a vida mais rica adquirindo mais coisas.
Mark Twain certa vez definiu

Relacionados

  • Introdução ao direito
    84775 palavras | 340 páginas