O patrimônio

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 9 de março de 2011
CAPÍTULO 2
O PATRIMÔNIO

2.1 CONCEITO
O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.



2.2 BENS
Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades
das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:
• Bens Numerários: dinheiro;
• Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;
• Bens de Uso: imóveis, terrenos, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos, computadores, instalações;
• Bens de Renda: imóveis paraaluguel.

b) Bens Intangíveis: não são palpáveis, não possuem existência física, como por exemplo: capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes de invenção (documento pelo qual o Estado garante a pessoa ou empresa o direito exclusivo de explorar uma invenção), franquias, copyrights e softwares.

2.3 DIREITOS
Em Contabilidade, entende-se por Direito ou Direito a receber, o poder de exigiralguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras, adiantamentos a empregados, adiantamentos a fornecedores, ações, etc.

Após um mês de trabalho, desde que o colaborador ouempregado seja mensalista, o mesmo tem o direito de receber seu salário ou ordenado. Dessa forma, salários a receber é um direito. Se uma empresa deposita uma determinada quantia numa conta corrente, ela possui o direito de sacar essa importância a qualquer tempo. Assim, dinheiro depositado em bancos é um direito a receber.
Numa empresa, o direito a receber mais comum é o proveniente das vendas aprazo, quando o pagamento pelo cliente não é efetuado no ato, mas no futuro. A empresa vendedora emite um título de crédito denominado Duplicata como um documento comprobatório. Esse direito é classificado como Duplicatas a Receber ou Clientes.

2.4 OBRIGAÇÕES
Obrigações são dívidas com terceiros (fornecedores, empregados, Governo, bancos etc.). Em Contabilidade, são denominadas Obrigações a pagarou exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos na data do vencimento. No caso dum empréstimo bancário, a empresa fica devendo ao banco (empréstimo a pagar). Se a obrigação não for quitada na data de vencimento, o banco exigirá o pagamento.

Uma Obrigação a pagar muito comum nas empresas é decorrente da compra de mercadorias a prazo (o contrário de duplicatas a receber). Aocomprar a prazo, a empresa fica devendo ao fornecedor da mercadoria, sendo que essa dívida é conhecida como Fornecedores ou Duplicatas a Pagar.

Outras obrigações exigíveis são: salários a pagar, impostos a recolher, financiamentos, promissórias a pagar, encargos sociais a pagar, aluguéis a pagar, contas de luz, água, gás, adiantamentos de clientes, etc.

2.5 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
OPatrimônio da Cia. Moreira pode ser representado graficamente da seguinte forma:

Patrimônio da Cia. Moreira
(em R$ mil)


Na representação gráfica do patrimônio coloca-se os Bens e Direitos no lado esquerdo e as Obrigações no lado direito, por mera convenção.

2.6 ELEMENTOS PATRIMONIAIS
No sistema patrimonial da pessoa jurídica, os elementos patrimoniais Bens e Direitos são registradoscom a nomenclatura de ATIVO (lado positivo), refletindo as aplicações de recursos que os administradores fizeram dos recursos recebidos. Os elementos patrimoniais classificados como Obrigações são registrados com a nomenclatura de PASSIVO (lado negativo), refletindo a origem dos recursos. O Patrimônio da Cia. Moreira pode ser representado agora, da seguinte forma:

Patrimônio da Cia. Moreira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimonio
  • patrimonio
  • PATRIMONIO
  • Patrimonio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!