O papel e a importância da administração estratégica de recursos humanos como agente fomentador da educação ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Simpósio Internacional de Ciências Integradas, realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2010, na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá.

O papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental

Valdec Romero Castelo Branco
Professor universitário há 20 anos, formado em administração de empresas; mestre emadministração de empresas; mestre em educação, administração e comunicação (multidisciplinar); pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior. Trabalha, desde 1995, como consultor associado, prestando consultoria e assessoria nas áreas de gestão de pessoas: treinamentos, palestras, seminários, workshops, cursos in company etc.

Professor do Curso de Administração de Empresas
FaculdadeAnchieta SBC/SP
profvaldec@uol.com.br

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

RESUMO

O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem umasérie de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental, via educação corporativa? O departamento de Recursos Humanos para se configurar como agente fomentador da educação ambiental necessita ser apoiada por um novoordenamento, isso implica na mudança da sua vocação operacional para uma visão estratégica.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Administração Estratégica. Recursos Humanos.

ABSTRACT

The objective of this paper is to characterize the interrelations among environmental administration, the paper and the importance of the strategic administration of Human resources as promoting agent of theenvironmental education. The approached theme is significantly wide, complex and controversial, because they involve a socioeconomic, cultural, environmental series of variables, among others. Are the companies conscious of the environmental reality, of the paper and of the importance of the department of Human resources as promoting agent of the environmental education, through corporate education? Thedepartment of Human resources to configure as promoting agent of the environmental education needs to be leaning for a new order, which implicates in the change of his/her operational vocation for a strategic vision.

Key-words: Environmental education. Strategic administration. Human resources

Seção 2 - Administração Geral – Recursos Humanos

Apresentação: oral

INTRODUÇÃO

A educaçãoambiental torna-se uma questão relevante para empresas a partir da intensificação dos riscos gerados pela degradação do meio ambiente. Os debates a cerca da problemática da sustentabilidade assume um papel fundamental e, ao mesmo tempo, estratégico no valor que se dá em torno das dimensões sócio-econômicas e ambientais do desenvolvimento e das alternativas nelas inseridas.
O cenáriosócio-econômico-ambiental que se revela nesse contexto internacionalizado mostra que as sociedades contemporâneas, em geral, mantêm uma relação com o meio ambiente extremamente agressivo, isso remete a necessidade de uma profunda análise dos impactos, cada vez mais complexos, causados no ecossistema, de tal forma que permita um mapeamento nas condições de vida das populações e na capacidade de “manejo dosrecursos naturais” (CAPORAL, 2001, p. 37), com intuito de promoverem políticas públicas que garantam a qualidade de vida hoje e das futuras gerações.
A educação ambiental difundida nas empresas, por meio da educação corporativa, exige uma administração estratégica de Recursos Humanos capaz de proliferar ações sociais que promovam com urgência práticas ambientais, que produzam efeitos contrários aos...
tracking img