O papel político e pedagógico frente a realidade educacional brasileira

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
O PAPEL POLÍTICO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR FRENTE À REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
A transformação constante da prática pedagógica e descobrir o papel do professor.Uma coisa é certa, o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática. Algumas questões são preponderantes, como as dimensõesda produção de conhecimento, as suas condições de trabalho e vida, além das contradições de sua experiência individual, social e histórica.
A velocidade das mudanças, no mundo de hoje, é quase sufocante e é preciso descobrir como lidar com o acúmulo de conhecimento. O professor atual tem incorporada toda a produção intelectual dos séculos passados e seu desafio é se formar e transformar suaprática constantemente, levando em conta as produções culturais e históricas atuais. É preciso debater qual é o papel do professor na relação de ensino.
O professor está enraizado no presente dinâmico e no processo de constituição de conhecimentos e valores éticos, estéticos e políticos que emergem na realização da prática educativa.O contexto midiatizado da atualidade impõe desafios aos educadores.É preciso estar atento para refutar as visões simples que opõem as múltiplas linguagens à realidade escolar. Também se faz necessário estender e inventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade. Também é preciso promover mudanças estruturais.
Os setores da sociedade também têm responsabilidades, como mobilizar o poder público apromover ações concretas, ou seja, políticas públicas, tornando-se co-responsável. Também lhes cabe denunciar formas de controle, que utilizem as tecnologias para concentrar poder e conter a criatividade e a inventividade.
Os professores devem estimular os questionamentos das identidades existentes. “É preciso estimular, em matéria de identidade, o impensado e o arriscado, o inexplorado. Um dosdesafios do professor neste século também é saber lidar com as novas tecnologias, mídias e as diferentes linguagens do mundo atual.O docente precisa estar conectado com o aluno e se relacionar com ele.
Ressalta-se que a atualidade traz questões que demandam novas atitudes por parte do docente. A pesquisa mostra uma preocupação do professor em ser plural, dialogar com o novo, estar aberto àsnovas tecnologias e linguagens, mas sem perder as suas raízes, seus valores, sua vivência. Tem que pensar quais são nossos desafios frente à velocidade das mudanças no sistema educacional brasileiro.

“Feliz é aquele que transfere o que sabe,
e aprendeo que ensina”.
Cora Coralina

O professor-educador frente às novas mudanças
Para aqueles que já estão na prática docente, faz-se necessário reaprender a ser e aos novos que almejam abraçar a profissão, a formação adequada torna-se fundamental, pois não é suficiente ser um especialista emconteúdos, tampouco é suficiente entender de tecnologia, é necessário ser educador-orientador acadêmico e ajudar o aluno a ser cidadão em uma sociedade da informação e em constante transformação.
O professor, nesse novo cenário, envolto pela tecnologia, vê-se diante de novas exigências da sua profissão. Como mediador e organizador do processo de ensino e aprendizagem é constantemente desafiado aassimilar tais inovações. Esse determinismo tecnológico restringe a compreensão da tecnologia à máquina, ao artefato, ao consumo de novas possibilidades, e desconsidera a tecnologia como uma extensão da percepção humana, como detentora de processos cognitivos, sociais, simbólicos. (CORRÊA, 2003, p.45)
Os desafios apontados por Paulo Freire, certamente, não são datados e não se restringem ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel político pedagogico do professor frente á realidade
  • A REALIDADE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  • Realidade educacional brasileira
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO UMA REALIDADE POSSIVEL
  • Rojeto político pedagógico na prática educacional:
  • O papel do diretor na gestão politico pedagogico
  • REFLEXÃO SOBRE REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA.
  • O papel do orientador educacional frente à orientação sexual na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!