O papel dos stakeholders nas organizações desportivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS

António Carlos Bettencourt Sousa (antonio_carlossousa@hotmail.com)
Marcelo Mateus Louro (marcelo_louro@hotmail.com)
Universidade da Beira Interior
Departamento de Ciências do Desporto
Convento de Santo António
6201-001 Covilhã

RESUMO
O objectivo deste trabalho centrava-se na análise do papel dos Stakeholders nas organizaçõesdesportivas, observando em especial, a modalidade de futebol. Dessa forma, realizou-se uma revisão do estado da arte para se conseguir apresentar os conteúdos necessários para a análise, através da abordagem do conceito de Stakeholders, o grau de importância/risco com que se comprometem com a organização desportiva e uma perspectiva da teoria dos Stakeholders. Também é feita uma análise à gestão de umaorganização desportiva e a sua relação com alguns do interessados no sucesso da empresa. Finaliza-se a análise, dando-se algumas noções sobre quais os Stakeholders mais importantes para um clube de futebol, bem como a necessidade de utilizar uma estratégia de gestão de Responsabilidade Social da Empresa. Conclui-se que os Stakeholders são fundamentais a qualquer organização desportiva, tendo umpapel fundamental para a sobrevivência da mesma.
PALAVRAS-CHAVE Teoria dos Stakeholders, Organização Desportiva, Futebol.

ABSTRACT
The aim of this work focused on examining the role of Stakeholders in sport organizations, noting in particular the type of football. Thus, we carried out a review of the state of the art to be able to display the contents needed for the analysis by addressing theconcept of Stakeholders, the degree of importance / risk with which they undertake with the sports organization and a theory perspective Stakeholders. Also an analysis is made to the management of a sports organization and its relationship with some of the Stakeholders in the company's success. Terminates the analysis, giving some ideas about what the most important stakeholders for a footballclub, as well as the need for a management strategy of Corporate Social Responsibility. We conclude that the Stakeholders are fundamental to any sports organization, playing a key role for the survival of it.
KEYWORDS Stakeholders Theory, Sport Organizations, Football.

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Desenvolvimento Estratégico, com o intuito de abordaro tema: “O papel dos Stakeholders nas organizações desportivas”, mais especificamente na modalidade de futebol.
Para melhor se compreender o tema a abordar, começámos por apresentar a definição de Stakeholder, isto para melhor compreendermos o significado do termo ao longo de todo o trabalho.
Após isto, surgirá um outro tópico, no qual classificamos os Stakeholders de acordo com o seu grau deimportância e de acordo com o risco em que os Stakeholders se envolvem numa organização desportiva.
De seguida, após termos desmistificado o conceito e os tipos de Stakeholders existentes, abordámos a teoria dos Stakeholders, com o intuito de entendermos como se processa as tomadas de decisão dos Stakeholder. Neste tópico descrevemos as três dimensões (descritivo/empírica; instrumental enormativa) na qual se baseia a teoria dos Stakeholders.
Sucessivamente, apresentamos outro tópico no qual relatamos o papel/influência dos Stakeholders no seio de uma organização. Neste é possível visualizar como os Stakeholders influenciam a organização e vice-versa.
Consecutivamente, apresentamos outro tópico no qual especificamos mais detalhadamente como é gerida uma organização e quais os membrosintervenientes (como por exemplo, os agentes pessoais dos jogadores; os fãs/adeptos; o membro de um clube desportivo; a equipa)
Por fim, abordámos o último tópico, com o intuito de abordar os Stakeholders na modalidade de futebol. Faremos uma indicação de quais os mais importantes, tanto a nível primário, como secundário, bem como a necessidade de que as empresas desportivas ligadas ao futebol,...
tracking img