O papel dos países emergentes no cenário mundial

Páginas: 18 (4296 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
O PAPEL DOS PAÍSES EMERGENTES, NO CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL

Adriana de Novais

Anelise Akimi Shinjato

Daniela Albuquerque

Rafaelly Domícia de Castro

Silvano de Morais RochaStefano Batista de Oliveira Araújo

Tatiana de Oliveira Alves da Silva

RESUMO

Os tempos são de grande insegurança para a economia mundial, os mercados de capitais enfrentam altos e baixos, os EUA e os países europeus sofrem com as próprias dívidas. A economia norte-americana está desacelerando e as economias da Europa, excetuada a alemã, inspirampouco otimismo em relação ao futuro, o qual dependerá, de forma decisiva, de como os mercados emergentes irão se desenvolver, em especial os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Caso não tenham que encarar convulsões ou crises mais graves em nível nacional, esses países serão os gigantes econômicos de amanhã. Já em 2015, as nações (cada país com seu crescimento diferenciado) serãoresponsáveis por quase 30% do desempenho econômico global, superando, de longe, a zona do euro. Esta ficará com apenas 13%, sendo que em 1995 esta porcentagem era de 20%.

Com seu poder de propulsão, os países emergentes podem se tornar uma locomotiva de crescimento para a economia global, pois compram cada vez mais produtos em todo o mundo e investem fortemente em infraestrutura. No período de2002 a 2010, os BRICs contribuíram com 12% a 21% do crescimento internacional das importações, suplantando assim os EUA – com exceção do período entre 2004 e 2005.

Neste artigo, com base em pesquisas bibliográficas e análises de relatórios de instituições financeiras, será avaliada a importância que vem ganhando o grupo comercial denominado BRICS, tendo em vista as mudanças que estes paísespassaram a provocar na economia mundial.

Palavras chaves: BRICS – Crise Americana – Países Emergentes

INTRODUÇÃO

Dentre os países emergentes, um grupo tem chamado atenção por seu crescimento, os BRICS, um acrônimo que se refere aos países fundadores, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que foi nomeado pelo economista chefe da Goldman Sachs[1], Jim O' Neill[2], em estudo de 2001,intitulado “Building Better Global Economic [3]– O criador apelidou os de “growth markets”.[4]

No final de 2010, os BRICS representavam cerca de 25% do território e 40% da população do mundo. Com um PIB combinado de US $ 8,7 trilhões (6,2 €) em 2010, os BRICS foram responsáveis ​​por 30% do crescimento econômico mundial, desde 2000, e 45% do crescimento econômico mundial desde o início dacrise financeira, em 2008, acabando com a hegemonia americana.
Neste artigo será apresentada a criação dos BRICS, seu desenvolvimento, o comportamento de cada país, as funções de cada integrante dentro do grupo comercial e qual a influência deste grupo no mercado mundial, tendo como base vários estudos, opiniões de economistas, bancos e projeções futuras em relação a este grupo, com o intuito deverificar o crescimento destes países emergentes e como eles estariam sendo afetados pela crise financeira global. Além disso, será apresentada, na conclusão, uma projeção de como os BRICS poderão ultrapassar as grandes potências econômicas atuais, tendo em vista as possibilidades de o grupo vir a se tornar uma potência mundial, com destaque para o papel da China, que seria o país com as maioreschances de ocupar o lugar de maior potência econômica do mundo, deslocando os EUA.

O PAPEL DOS PAÍSES EMERGENTES NO CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL

A trajetória dos BRICS nos últimos dois séculos foi diferente para cada um dos países participantes, sua interação com a economia mundial seguiu uma trajetória errática, com uma convergência nas últimas décadas. Tomados individualmente, retrocederam em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel dos emergentes na economia mundial
  • O papel do compartilhamento de informações no desenvolvimento de crédito em países emergentes.
  • Países emergentes
  • Países emergentes
  • Países Emergentes
  • Paises emergentes
  • Países emergentes
  • Paises emergentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!