O papel dos bric’s na ordem mundial com a crise econômica mundial de 2008

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel dos BRIC’S na ordem mundial com a crise econômica mundial de 2008

"Os BRICs tem um papel fundamental na construção de uma nova ordem internacional mais justa, democrática e segura", afirmou Lula, então presidente do Brasil, na II CÚPULA DE CHEFES DE ESTADO/GOVERNO realizada em 15 de abril de 2010 em Brasília. Os quatro países do BRIC representam 42% da população mundial e 26% doterritório, e somaram no ano passado 23,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, segundo dados do próprio grupo.

Se pensássemos o mundo há trinta anos, jamais imaginaríamos encontrar o cenário internacional que se apresenta. Os países do grupo denominado BRICs que nos dias de hoje vivem um período de ascensão, (Brasil, Rússia, Índia e China) estavam num período de estagnaçãoeconômica. O Brasil vivia a chamada “década perdida”, Rússia estava no fim do regime comunista, Índia buscava espaço no comércio exterior e China iniciava mudanças necessárias para abrir seu mercado às empresas capitalistas.

Após trinta anos, esses quatro países lideram a retomada do crescimento da economia mundial após uma grande crise iniciada em 2008 ter estremecido as bases financeiras dospaíses mais desenvolvidos. Para concretizar esta nova posição de importância no cenário mundial, os países do BRICs buscam juntamente encontrar formas de aumentar sua participação na economia mundial, e, além disso, consolidar sua inserção na política internacional, como por exemplo, fechando entre si parcerias comerciais e tecnológicas, buscando manter o mesmo posicionamento e aumento suaparticipação em organismos multilaterais.

A crise econômica mundial de 2008 tem uma natureza extraordinária, pois pela primeira vez, a fortaleza do capitalismo contemporâneo que é a economia dos EUA, tornou-se o epicentro da crise. A crise também detém recordes no que se refere ao alcance da economia global e a profundidade com que atingiu os países, além de sua altíssima propagação pelo mundo. Aexcepcionalidade dessa crise levou à comparação com a Grande Depressão de 1930, porém, a crise do século passado, supera a atual por sua duração e profundidade da recessão, mas essa crise recente bate os registros na taxa de propagação, graças ao efeito da globalização.

Pode-se então afirmar que a grande excepcionalidade da atual crise financeira é determinada exatamente por estacircunstancia, é a primeira crise da era da globalização, revelando todos os riscos acumulados no início do processo de globalização com base na revolução eletrônica. A situação foi se agravando, sem dúvida, pelo período neoliberal que o cenário apresentava no período pré-crise com o estado perdendo cada vez mais responsabilidade econômica e social.

Como a economia dos BRICs reagiram a essa crise?Quão eficazes foram suas medidas anti-recessão?

Durante os momentos da crise, os países do grupo demonstraram diferentes níveis de solidez. O Brasil, por exemplo, foi o último país a entrar na crise e o primeiro a começar a se recuperar. A relativa solidez da economia brasileira foi assegurada pela estabilidade do sistema bancário e de crédito. Além disso, o país exerceu um papel importantedurante o período pré-crise quando saiu da categoria de devedor, e entrou na categoria de credor líquido. O país também passou a diversificar as relações de comércio exterior alargando os arrolamentos com outros mercados, inclusive os países dentro do BRICs. Sem contar com a realização em escala de programas sociais que contribuíram para a redução da área da pobreza e, portanto, transferindorendo e consolidando o mercado interno.

Obviamente, o exemplo no Brasil está longe de ser o ideal, a economia brasileira ainda apresenta inúmeros obstáculos como a grande zona de pobreza e extrema polarização social. Investimentos em desenvolvimento tiveram aumento em todo país, mas seu nível ainda não é o suficiente para gerar modelos de melhoria. Para sancionar o título de um dos...
tracking img