O papel do psicopedagogo na instituição escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3396 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVA PAULA PEREIRA NACARATI













O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR









Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Cidade de São Paulo – UNICID em parceria com IESDE BRASIL SA como requisito para a obtenção do título de especialista em Psicopedagogia, sob a orientação da profª Marilena Azevedo Lima.PATROCÍNIO DO MURIAÉ-MG

2011



RESUMO

Este artigo focaliza o papel do psicopedagogo na instituição escolar. Trata-se da imensa responsabilidade do profissional frente ao desafio de observar e analisar os problemas relacionados a aprendizagem humana. O objetivo geral deste estudo é conhecer o papel dos psicopedagogos na instituição escolar, salientando aimportância do seu trabalho junto aos demais atores do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, procurou-se definir a importância da Psicopedagogia e identificar o papel dos psicopedagogos na escola e como seu trabalho interfere na aprendizagem. A metodologia baseia-se em fontes bibliográficas oriundas de diversos autores que abordam o tema em questão. O projeto em foco fez emergir a verdadeiraessência da aprendizagem – fato que suscitou a reflexão sobre a importância da sensibilidade no contexto escolar para a promoção de uma educação mais justa e significativa.


Palavras-chave: Psicopedagogo, instituição escolar, educação como possibilidade libertadora.



1 INTRODUÇÃO


A Psicopedagogia é uma ciência que estuda a aprendizagem humana. Sua atuação é relevante, pois ela estápresente em todos os aspectos em que envolve a aprendizagem. A Psicopedagogia é uma área de estudo bastante recente e ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ela não se restringe as dificuldades e aos distúrbios da aprendizagem, pois o ser humano é suscetível à aprendizagem desde o momento que nasce até o fim de sua vida.
Nesta oportunidade, investigou-se como tema da pesquisa otrabalho psicopedagógico na escola. É preciso, portanto que o profissional saiba que tem a incumbência de assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o trabalho psicopedagógico tem uma atuação preventiva no âmbito escolar.
Por ser uma ciência muito nova, a Psicopedagogia ainda está estabelecendo sua identidadeenquanto área diferenciada de conhecimento. Por isso, é comum aparecerem dúvidas quanto sua área de atuação, tais como: Do que trata a Psicopedagogia? Como o psicopedagogo atua na instituição escolar? Estes questionamentos confundem os profissionais envolvidos com a educação. Sendo assim, é imprescindível que todos conheçam o objeto de estudo da Psicopedagogia. Portanto, a gestão democrática éessencial, pois é através dela que pais, funcionários, professores e demais agentes da instituição escolar conseguem estabelecer vínculos e significados para a verdadeira aprendizagem.
Este estudo justifica-se pela importância do processo ensino-aprendizagem de nossas crianças, por isso faz-se necessário uma reflexão sobre o papel do psicopedagogo na instituição escolar, bem como suaprática pode ajudar a todos profissionais da educação no dia a dia escolar.
O quadro educacional brasileiro é ainda bastante insatisfatório. Assim, visando diminuir as desigualdades sociais e proporcionar uma educação crítica voltada para a formação cidadã, o principal objetivo deste estudo é conhecer o papel dos psicopedagogos na instituição escolar, salientando a importância do seu trabalhojunto aos demais atores do processo ensino-aprendizagem.
É necessário, para uma educação justa e eficaz, que o processo de ensino-aprendizagem esteja voltado para a totalidade do ser humano. A Psicopedagogia tem se desenvolvido como uma forma de vinculação entre a Psicologia e a Pedagogia, portanto, a atuação do psicopedagogo requer sensibilidade, compreensão e atitude frente aos...
tracking img