O papel do psicopedagogo na instituição escolar

1) Estrutura do artigo
* A importância do monitoramento;
* Cacti;
* Nagios;
* MRTG;
* Aprofundando o conhecimento;
* Conclusão;
* Bibliografia;
* Palavras do Autor.2) A importância do monitoramento
Até pouco tempo atrás poucos administradores de rede se preocupavam em monitorar o ambiente de forma pró-ativa, hoje isso é imprescindível. Mas surgem algumasperguntas: O que monitorar, Quando monitorar?, É realmente necessário? 

Muitos administradores obtem respostas para essas perguntas  quando sofrem a primeira indisponibilidade de um serviço crítico,e quando começam a receber ligações de pessoas de todos os setores da organização: O que houve?, não consigo acessar a internet, não consigo acessar o meu e-mail, e por aí vai.

Atualmente, parauma organização ter sucesso e conquistar mercado, ela não pode se dar ao luxo de ficar parada por causa de problemas que poderiam ser facilmente evitados através de um monitoramento pró-ativo. Ter umambiente mapeado e monitorado contribui consideravelmente para o crescimento de uma organização, uma vez que atualmente a grande maioria das organizações dependem da Internet e dos serviços que eladisponibiliza para realizar negócios.

2.1) O que monitorar?

Mas então, O que monitorar? Primeiro temos que observar atentamente quais os equipamentos e serviços primordiais funcionando em seuambiente, segue abaixo a relação de equipamentos e serviços que normalmente são monitorados:

* Firewall;
* Servidor de Correio;
* Servidor de Arquivos;
* Servidor Web;
*Controladores de Domínio;
* Servidor de Impressão;
* Servidor DNS;
* Servidor DHCP;
* Servidor Proxy;
* Roteadores;
* Switches de borda;
* Switch Core;
Esses são serviços eequipamentos básicos para o funcionamento de um ambiente de TI, o que não impede de sua empresa disponibilizar outros serviços importantes dentro ou fora da organização, sendo assim eles também devem ser...