O papel do psicologo em uti neonatal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PSICÓLOGO EM UMA UTI NEONATAL
THE ROLE OF THE PSYCHOLOGIST IN A NEONATAL UTI
EL PAPEL DEL PSICÓLOGO EN UNA UCI neonatal
Psicólogo em uma UTI
Psicólogo en la UCI
Psychologist in an ICU

Aracéles Frasson de Oliveira
Vivian Madeira Farias
Resumo
O presente texto traz uma revisão bibliográfica a cerca do papel do psicólogo dentro de uma unidade de terapia intensiva neonatal,valendo-se de um referencial psicanalítico Winnicottiano e da Psicologia Hospitalar. Busca mostrar como o aporte psicológico pode ser relevante na recuperação de bebês pré-termo internados em UTI neonatal, aquele nascido antes de 37 semanas gestacionais completas e os mais extremos antes de 28. Um nascimento que apresenta um trauma tanto para a mãe quanto para o bebê, que passa a receber o calor daestufa, que, apesar de suprir as necessidades fisiológicas não contempla as necessidades psíquicas. É neste contexto que está inserido o profissional de psicologia para “ouvir” os sinais destes pequeninos, orientar os pais e profissionais de saúde a fim de tornar mais acolhedor, a passagem por esse período, contribuindo com pronta recuperação do bebê.
Palavra-chave: UTI neonatal; psicanálise;trauma.

Abstract
This paper presents a literature review about the role of the psychologist in aneonatal intensive care unit, using a psychoanalytic approach Winnicott andHealth Psychology. Seeks to show how the contribution can be relevant in thepsychological recovery of preterm infants in neonatal ICUs, one born before 37gestational weeks and complete the most extreme before 28. A birth thatshows a trauma for both the mother and the baby, who begins to receive heat from the oven, which, although to meet
the physiological needs does not address thepsychic needs. In this context, is inserted as a professional psychologist to "hear"the signals of these little ones, educate parents and health professionals tobecome more welcoming, the passage through this period, contributing to quickrecovery of the baby.
Keyword: UTI, psychoanalysis, trauma.

Resumen
Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre el papel del psicólogo enuna unidad de cuidados intensivos neonatales, con un enfoque psicoanalítico de Winnicott y Psicología de la Salud. Busca mostrar cómo la contribución puede ser importante en la recuperación psicológica de niños prematuros en unidades de cuidadosintensivos neonatales, uno nacido antes de las 37 semanas de gestación y completar la más extrema antes del 28. Un nacimiento que muestraun trauma para la madre y el bebé, que comienza a recibir el calor del horno, el cual, aunque para satisfacer las necesidades fisiológicas no se ocupa de las necesidades psíquicas. En este contexto, se inserta como un profesional de la psicología de "escuchar" lasseñales de estos pequeños, educar a los padres y los profesionales de la salud a ser más acogedor, el paso a través de este período, lo que contribuye a la rápida recuperación de la bebé.
Palabra clave: la UCIN, el psicoanálisis, el trauma.

“Se um bebê de baixo peso é tocado, embalado, acariciado,
Abraçado diariamente ou se conversarmos com ele durante
Sua permanência na enfermaria, elepoderá apresentar
Menos pausas respiratórias, ganho de peso e um progresso mais
Rápido em algumas áreas de maior funcionamento
Cerebral que pode persistir por meses Após a alta”
Klaus, Kennel e Klaus
 
O mundo contemporâneo em que vivemos nos permite transitar por algumas evoluções tecnológicas de grande importância, que vão desde um “simples” aparelho celular até o mais complexo aparelhocontido em uma unidade de tratamento intensivo. Esse desenvolvimento tecnológico no âmbito medicinal permite a busca por uma sobrevida de bebês pré-termo. Considera-se pré-termo bebê nascido antes da 37º semanas gestacionais completas, e os mais extremos antes da 28º. Segundo o Ministério da Saúde (2002), nascem, em todo o mundo, anualmente, 20 milhões de crianças prematuras e com baixo peso, e um...
tracking img