O papel do psicólogo organizacionall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do psicólogo organizacional

No ano de 2010, foi realizado o congresso brasileiro psicologia: ciência e profissão onde trabalhos das 11 áreas de especialidades da psicologia (validadas pelo conselho federal de psicologia) foram apresentados. Para a formulação do presente trabalho, a área escolhida foi a de psicologia organizacional. A partir disso, foi explicitada sua história, desdeseu surgimento até os dias atuais, esta área foi conceituada e definida com base em referências bibliográficas. Um estudo de caso foi realizado com enfoque na fadiga crônica no trabalho e foram apresentadas as possíveis atuações de um psicólogo organizacional. Com base nos trabalhos apresentados no congresso, foi realizada uma análise dos dados quantitativos.







Palavras-chave:Psicologia Organizacional. Conceituação. Estudo de Caso. Análise Quantitativa.


1 INTRODUÇÃO


O trabalho interdisciplinar tem como objetivo abordar uma área de atuação do psicólogo, apresentar sua história, definir e conceituar o campo escolhido. O presente trabalho abordará a psicologia organizacional. A partir disso, um estudo de caso será apresentado com enfoque na saúde do trabalhador.No ano 2000 foi lançado pelo Conselho Federal de Psicologia o título de especialista onde, o profissional de psicologia deve cursar uma pós-graduação ou fazer uma prova de títulos e conhecimentos das 11 áreas validadas pelo conselho para se tornar especialista. O psicólogo pode se especializar em até duas áreas. O título de especialista garante ao público que ele procure um profissional naárea em que exista demanda.
Com base nessas áreas de atuação, trabalhos foram apresentados no congresso brasileiro psicologia: ciência e profissão, esses trabalhos serão tabulados e analisados.
Como procedimento para a organização deste estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica e ainda, a consulta de um artigo científico. Através desses métodos, a veracidade das informaçõespodem ser comprovadas. A leitura informativa científica oferece informações sobre a história da psicologia organizacional, desde seu início até a atualidade. Com base nesses dados, é possível a formulação de textos.
O objetivo do estudo em psicologia organizacional é promover futuras reflexões teóricas acerca deste tema. Dentro do campo da psicologia organizacional, o psicólogo atua emempresas, indústrias e organizações com diversas práticas. Bock, Furtado e Teixeira (2008, p. 107) ponderam que:


São diversificadas as práticas dependendo do que se enfatiza ou delimita, mas são profissionais atentos e interferindo no processo de produção do trabalho. Pode – se estar mais atento à saúde das pessoas que trabalham ou às relações entre elas para a produção das tarefas;pode – se estar atento às formas como a instituição organiza sua força de trabalho e gere as pessoas envolvidas. Pode – se trabalhar para a seleção dos trabalhadores, para seu aprimoramento, sua realocação, enfim, todas as tarefas decorrentes da preocupação com a dimensão subjetiva do processo de trabalho.



Na sociedade contemporânea, o papel do psicólogo organizacional é fundamental,visto que, a saúde do trabalhador é importante não apenas pelo seu bem – estar como também para um bom rendimento do seu trabalho, dessa forma, a empresa é recompensada em termos de produção e qualidade de vida de seu colaborador.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A psicologia industrial, primeira forma adotada pelo o que é conhecido hoje como psicologia organizacional, foi criada por WalterDill Scott que, junto a Hugo Münsterberg, passou a concentrá-la ao campo do trabalho. Segundo Schutz e Schutz (1992, p. 205) “tal como ocorreu com outras áreas da psicologia aplicada, esse campo passou por um monumental aumento de alcance, popularidade e expansão graças à Primeira Guerra”.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Scott foi colaborador do exército norte-americano, trabalhando como...
tracking img