O papel do professor e a função da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia

taise machado marques

o papel do professor e a função da escola

Guaíba
2012

Cláudia de Freitas Pereira sevegnani

O PAPEL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA

Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teoria Geral doConhecimento.

Orientador: Prof. Márcia Bastos



Guaíba
2012

INTRODUÇÃO:

A sociedade tem avançado em muitos aspectos, e mais do que nunca é imprescindível que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua e é claro favorecendo o acesso ao conhecimento.
Assim, nos últimos anos muito se falou da formação do professor o quenos leva a refletir sobre que tipo de trabalho tem desenvolvido em nossas escolas e qual o efeito e resultados temos alcançado. Qual é na verdade a função social da escola? Qual é o método de ensino utilizado pelo professor? Eis alguns pressupostos a serem explicitados nesse trabalho. Para se alcançar o sucesso é preciso ter clareza do que se quer alcançar, a escola precisa de objetivos bemdefinidos, para que possa desempenhar bem seu papel social, onde sua maior preocupação é o desenvolvimento intelectual, a conquista do conhecimento tendo por base as interações entre o sujeito e o objeto.
Inicialmente utilizamos de pesquisa na literatura, que vem ser o alicerce de toda a produção do trabalho. Passamos então para a pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede pública estadual doensino médio noturno modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), através de observações e de uma conversação com duas professoras, uma com sete anos de profissão e outra com quase quinze.
O trabalho faz um levantamento de reflexões e constatações de como vem acontecendo o processo de ensino e aprendizagem e também sobre quais métodos são utilizados para tal, entre outros questionamentos, deacordo com as perspectivas destas duas profissionais de tempos diferentes de experiências na educação.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com as observações realizadas em sala de aula verificamos que a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma constante observada nos dias atuais por diversos fatores, sendo seu público alvo aquele que mais motivos encontram para a desistênciaescolar. Podendo ser citadas entre elas: o horário de trabalho, o conteúdo extenso, o cansaço físico agregado à dificuldade de expressão, bem como agravantes familiares, que segundo relatos destas professoras, em muitos casos não apóiam, ou até não valorizam o aprendizado.
A escola é na verdade um local onde se encontram, conversam e até namoram. Há ainda, a questão de a família estar raramente naescola, não existe parceria entre a escola e a família. A escola ainda tem dificuldades em promover ações que as unam; principalmente nesta modalidade de ensino, onde os alunos, por mais jovens que sejam já são responsáveis por si, e muitas vezes excluindo totalmente a família da sua vida escolar. De acordo com Libâneo (2005, p.116):”O grande desafio é o de incluir, nos padrões de vida digna, osmilhões de indivíduos excluídos e sem condições básicas para se constituírem cidadãos participantes de uma sociedade em permanente mutação”.
No público que freqüenta a EJA, é cada vez mais dominante a presença de adolescentes e jovens recém saídos do ensino regular, por onde tiveram passagens acidentadas, ou são trabalhadores. Com sacrifício devido à carga horária de trabalho destes alunos,acabam não dispondo de tempo para estudar e usufruir das outras coisas que a escola oferece como atividades extracurriculares. Tal afirmação é destacada na fala de uma das professoras entrevistadas: “... passamos filmes, temos as saídas de campo, idas ao cinema e a feira do livro, que são feitos no final de semana, mas poucos deles participam...” (DIÁRIO DE CAMPO, 20/06/2012)
Embora exista um bom...
tracking img