O papel do professor e a função da escola frente aos métodos tradicional e histórico-crítico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é apresentar o papel da escola na formação de cidadãos capazes de sobreviver bem de maneira honesta e digna nessa sociedade capitalista que vivemos hoje.
O papel do professor como mediador do processo de ensino aprendizagem, que faça por onde seus alunos tenham uma educação de qualidade, que se tornem sujeitos pensantes capazes de socializarconhecimentos e de interferir criticamente na realidade para transformá-la numa sociedade mais humana, justa, sem preconceitos e com mais igualdade.
Iremos mostrar também dois métodos de ensino; o tradicional e o histórico-crítico. O professor que utiliza o método tradicional preocupa-se em transmitir a matéria do livro, suas aulas são sempre iguais e repetitivas, depois ele cobra o conteúdo naprova, o aluno simplesmente decora a matéria e repassa esse método não é duradouro, logo se esquece ou não consegue aplicar o que aprendeu em outro momento em outras situações, o indivíduo acaba não tendo raciocínio próprio.
O histórico crítico pelo contrário incentiva o aluno a pensar, questionar e possibilitando que ele desenvolva suas próprias capacidades de pensamento e formandoopiniões, favorecendo uma postura reflexiva e investigativa.
A trajetória da educação desde a antigüidade até a modernidade, suas mudanças que ocorreram em cada momento da história.
















O papel do professor e a função da escola frente aos métodos tradicional e histórico-crítico

A função da escola é formar bons cidadãos e lhes dar os ensinamentos que elesnecessitam para viver e trabalhar em sociedade de forma digna, honesta podendo ele se inserir no meio social com a capacidade de interferir criticamente na realidade para transformá-la numa sociedade mais humana e com mais igualdade social.
A escola passa a ter um papel mais importante já que lida com um saber que precisa ser repensado e reavaliado, ela infelizmente nem sempre cumpre oobjetivo da educação desejada é necessária que ela seja mais democrática e mais cidadã onde os alunos tenham uma educação de qualidade, dessa forma terá a capacidade de socializar conhecimentos e construir um posicionamento crítico a qualquer assunto em estudo dentro e também fora da escola, seja por ele vivenciado ou não.
A criticidade e a autonomia são elementos básicos na formação de umcidadão participativo e atuante em seu meio. A escola é uma das principais armas de transformações sociais e o seu potencial é a luta por uma sociedade mais justa, resultando em uma educação consciente, levantando a bandeira da igualdade e da liberdade política e intelectual, por isso ela deve ser um espaço de formação e informação onde poderá ser capaz de utilizar seu potencial de pensamento naconstrução e reconstrução de conceitos habilidades e valores. E para que tudo isso aconteça é fundamental a peça chave "o professor".
Hoje em dia a interação do professor com o aluno vem se tornando muito mais dinâmica, porque o mundo está mudando rapidamente com a globalização, as novas tecnologias, a informática e também a educação.
O professor deixa de ser um mero transmissor deconhecimentos e passa a ser um orientador, um estimulador de todos os processos que leva os alunos a construírem seus conceitos, atitudes, valores e habilidades, que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, o desafio é num momento de mudança, ele deverá exercer um novo papel de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem, ajudando os alunos a se organizarem, comolidar com erros, estimular a aprendizagem e educar através do ensino.
O aluno precisa adquirir habilidades como: fazer consulta em livros, entender o que lê redigir conclusões e muitas outras, isso só será possível a partir do momento que o professor assumir seu papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo uma postura reflexiva e investigativa.
Outro aspecto...
tracking img