O papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade e da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade e da aprendizagem






Keyla Cristina Ferreira Jardim Fernandes (gemange2000@yahoo.com.br)









RESUMO
O papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade bem como a sua responsabilidade nos dias de hoje é bem maior que de alguns anos atrás. Isso significa dizer que o professor tem em suas mãos amatéria prima bruta para a construção de qualquer sociedade: o ser humano. A escola, por sua vez, representa o elo que deve apresentá-lo à sociedade, assim como apresentar esse mundo novo e suas perspectivas a ele.





1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o papel do professor é extremamente importante no processo do desenvolvimento e aprendizagem do educando. Mas veremos neste trabalho que oprofessor está indo além do papel de repassar o seu conhecimento, ele tem a função de introduzir o aluno em uma sociedade onde vemos que há continuas e rápidas mudanças, onde as informações chegam rapidamente. “O professor agiria como um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa caberia aos próprios alunos.” (SAVIANI, 1985).
Desta maneira, em meio à quantidade de informações queestes alunos recebem e a facilidade de acesso que eles têm a essas informações, o professor tem que traduzir este conhecimento de maneira que os alunos possam aproveitar os conteúdos e utilizá-los no seu cotidiano.

Portanto, o professor deve ser um aliado na construção de um individuo sociais e aptos a viver em sociedade e se adequar as contínuas mudanças que ocorre em nosso dia a dia.

Nesteprocesso o professor terá como objetivo fazer com que seus alunos se tornem indivíduos pensantes, capazes de conhecer, analisar, aplicar e julgar discursos feitos pelos professores e levá-los a construir as suas próprias ideias.

A questão importante é que o professor tem que tentar construir nos alunos valores e moral, os fazendo perceber que a educação oferecida pelos professores os beneficiae os inserem na sociedade pelo processo educativo e quanto melhor o desenvolvimento mais haverá crescimento na sociedade. Então a função do professor consistiria em ensinar os seus alunos. (TORRES, 1996)

Diante disso surgiram as seguintes perguntas: Mas será que hoje, o professor tem desempenhado o seu papel de mediador no processo aprendizagem? O que o professor terá de fazer paraconscientizar o seu aluno que ele é um ser social? O professor quando não consegue alcançar o seu objetivo teria que mudar a sua proposta pedagógica? Como orientar seus alunos a compreender quais suas responsabilidades na sociedade? Assim, objetivou-se Demonstrar a importância do professor no processo de socialização e no desenvolvimento social do educando. Para tanto foi escolhido a Escola Estadual MadreTarcila da cidade de Campo Novo do Parecis. Os objetivos específicos foram: a) Investigar como este processo tem ocorrido na escola; b) Indagar sobre a transferência da responsabilidade da família para escola; c) Relatar as atitudes dos alunos em relação a função que o professor tem exercido; d) Esclarecer se realmente o professor tem atingido a meta de ser um interlocutor; e) analisar se oprocesso de socialização tem sido adequado




2. REFERENCIAL TEÓRICO
Este tópico foi dividido em o professor como estimulador da aprendizagem; a função da escola é a função da família; o papel do professor como intelectual transformador; o professor e a sua relação com a sociedade.



2.1. O Professor como estimulador da aprendizagem

O professor tem que agir como umestimulador e orientar a aprendizagem do seu aluno. Isso tem que acontecer de maneira espontânea no ambiente escolar, e a relação do aluno com o professor. Por isso o professor teria que trabalhar com grupos pequenos de alunos em um ambiente estimulante e com matérias didáticos que oferecesse a ambos, condições necessárias para o processo de ensino-aprendizagem. Estimular a aprendizagem e o principal...
tracking img