O PAPEL DO PROFESSOR NA VALORIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL

1629 palavras 7 páginas
FACULDADE DE AMPÉRE – FAMPER

PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
MARCIA DE WITT; MAURICIO ANTONIO GIACCHINI
PROFESSORES: DÉBORA DAL MOLIN; LEOMAR RIPPEL
21/09/2013

O PAPEL DO PROFESSOR NA VALORIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA
ESPANHOLA NO BRASIL

RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aprendizado de segunda língua, bem como, destacar a importância e a valorização que precisa ser dada à cultura hispânica e a necessidade de estreitamente de relações com os países vizinhos. Faz-se uma reflexão a necessidade de reavaliar o sistema de ensino das segundas-línguas, destacando a necessidade de investir na valorização do espanhol e atribuindo um papel de destaque ao professor que pode ser o agente principal de uma nova concepção pedagógica.

Palavras-chave: Espanhol. Professor. Ensino.

O ensino de línguas estrangeiras no sistema educacional brasileiro tem privilegiado historicamente a língua inglesa. O próprio distanciamento geográfico entre os povos falantes nunca representou empecilho para que esta cultura se tornasse muito presente no país, em detrimento das culturas hispânicas vizinhas.
Esta condição também pode ser verificada no Sudoeste do estado do Paraná com a forte presença e o privilégio ao ensino da língua inglesa nas escolas, mesmo com a próxima localização geográfica e similaridade histórica e cultural com a Argentina.

O ensino da língua espanhola na modalidade de ensino regular existe em pouco número, a prioridade é a oferta da língua na modalidade de CELEM em período de contra turno. No entanto, grande tem sido o aporte de alunos que optam pelo idioma espanhol na realização das provas vestibulares e no Exame Nacional do
Ensino Médio, mesmo havendo cursado o idioma inglês em todo o Ensino
Fundamental e Médio regular.
A similaridade entre os idiomas poderia ser a justificativa, mas há, antes disto, que se

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas