O papel do professor frente ao bullying nas séries iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO BULLYING NAS SÉRIES INICIAIS

Ivanete Leal Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Literatura em Pedagogia (PED 6981) – Trabalho de Graduação
24/04/2011

RESUMO

“O papel do professor frente ao bullying nas séries iniciais” é um tema de grande relevância, pois a agressividade entre os estudantes tem sido um problema que acontece eminstituições educacionais de todo o mundo. Por muito tempo, esse problema foi ignorado no ambiente escolar, contudo, nos últimos anos houve um crescimento alarmante de casos de violência entre estudantes das redes públicas e privada de ensino em todo o Brasil. A partir daí, temas que tratam de violência na escola veio ganhando destaque nas pesquisas educacionais, surgindo a necessidade da escola emtomar providências diante desse mal. Este trabalho de Graduação – TG, visa identificar e analisar um tipo particular de violência escolar que recentemente vem sendo estudado no Brasil, denominado bullying. Inicialmente foi exposta uma abordagem geral desse fenômeno, como: Conhecendo o bullying; envolvidos, vítimas, autor, testemunhas, conseqüências, entre outros. É mostrado também todo o resultado dapesquisa em campo. A partir dai pretende-se estudar o papel do professor frente ao bullying nas séries inicias, verificar se os professores previnem e combatem o bullying em suas escolas e ainda se suas ações para com os alunos, ou seja, a maneira de como lidam com os alunos podem gerar o bullying no cotidiano escolar. Mostrou-se como solução do caso, a utilização de práticas inclusivas. Para aconstrução deste trabalho, foram realizadas pesquisas em livros, revistas, artigos e sites de internet. Foram feitas algumas entrevistas e questionários com alunos e professores das séries inicias de uma das escolas públicas da cidade de Bom Jesus das Selvas - MA. Os dados foram coletados e estão expostos no presente trabalho.

Palavras Chaves: Violência. Bullying. Papel do Professor. PráticasInclusivas.

1 INTRODUÇÃO

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. A terminologia bullying tem sido adotada em vários países para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. Asvítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras. Os casos de bullying estão presentes em todos os lugares em que há relação interpessoal, principalmente nas escolas, onde são mais freqüentes com crianças e adolescentes das séries inicias, no ensino fundamental. Brincadeirasde mal gosto como chamar o colega de baleia, feio, dentuço, ou seja, brincadeiras que de alguma forma tendem a ofender seus receptores, estão presentes no cotidiano das salas de aula e a partir do momento em que seus receptores passam a sofrer as conseqüências oriundas dessas brincadeiras, seja elas no âmbito afetivo ou na aprendizagem, esta criança se torna mais uma vítima do bullying.

DanOlweus, pesquisador e educador da universidade de Bergen, na Noruega, foi o primeiro a relacionar as “brincadeiras” com o nome bullying e fez inúmeras pesquisas com relação as conseqüências que o bullying pode acarretar em suas vítimas.

Estudos sobre o bullying foram aprofundados devido a uma grande ocorrência de casos em todo o mundo. Nas escolas, casos como estes, acontecem com mais freqüência.Os pais, indiretamente, transferem a responsabilidade pela educação dos filhos às escolas. É neste ambiente que crianças e adolescentes entram em contato com um conjunto de valores diferentes daqueles de sua família. É aqui que, via de regra, deverão aprender a viver em sociedade, tendo noções do coletivo, da convivência harmônica e democrática.

Esta pesquisa, portanto busca estudar o papel...
tracking img