O papel do planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PLANEJAMENTO

Prof. Tutor Externo - Antonio Roberto P. Branco

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0043) – Prática do módulo I
10/12/2010

RESUMO

O planejamento como principal ferramenta administrativa cumprindo um papel essencial e fundamental dentro das organizações. Esta pesquisa é bibliográfica, conceitua ostrês tipos de planejamento, que são: estratégico, tático e operacional, cada qual desempenhando uma função diferente. Demonstra e exemplifica como o planejamento formal oferece muitas vantagens e que a falta dele pode acarretar muitas conseqüências negativas, até mesmo a mortandade das organizações. Portanto esta pesquisa enfatiza a real importância e a essencialidade do planejamento e seuacompanhamento nas organizações, para que estas obtenham êxito e prosperidade.

Palavras-chave: Planejamento, ferramenta principal, organização.

1 INTRODUÇÃO

Antes as empresas agiam por puro impulso, intuição, iam buscando soluções no desenrolar dos acontecimentos. Hoje com o mercado cada vez mais competitivo, num mundo globalizado com uma concorrência acirrada, é necessário um planejamentoformal ? Como e de que forma ele pode ser ?

Esta pesquisa é bibliográfica e tem a finalidade de enfatizar a importância e a essencialidade do planejamento formal, contextualizando seus conceitos e mostrando as conseqüências que a falta dele pode acarretar.

2 CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento é um dos processos da administração. Segundo Maximiano ( 2000 ) é a principalferramenta que as pessoas e as organizações utilizam para lidar com as incertezas do futuro. É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Estas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas deforma adequada e considerando aspectos como prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Conforme Padilha ( 2001, p.30) conceituou:
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho,
organizações grupais eoutras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações .

O tempo dedicado ao planejamento é vitalpara evitar problemas na fase de execução com o objetivo de minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Segundo Mosimann e Fisch (1999, p. 114), o planejamento envolve os seguintes passos:

a) projeção de cenários;
b) definição de objetivos a serem seguidos;
c) avaliação das ameaças e oportunidades ambientais;
d) detecção dos pontos fortes e fracos da empresa;
e)formulação e avaliação de planos alternativos;
f) escolha e implementação do melhor plano alternativo.

3 TIPOS DE PLANEJAMENTO

São três os tipos de planejamento : estratégico, tático e operacional

3.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Abrange toda a estrutura organizacional, definindo metas de longo prazo e os meios necessários para alcançar o (s) objetivo (s). É elaborado geralmente pela altagerência e visa a eficácia do processo.

Segundo Cunha (1998, p.10) :
Planejamento Estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade empresarial .
3.2 PLANEJAMENTO TÁTICO...
tracking img