O papel do pedagogo no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Rafaela dos Santos















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Chapecó
2012


raquel dos santos pereira

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGONOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento, ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, MarciaBastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:Sirlei Tereza Golembieski







Chapecó
2012

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3

2 O DESAFIO DE SER UM PEDAGOGO. 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7



Introdução

O presente trabalho tem por objetivo apresentar aatuação do pedagogo nos espaços educativos, entendendo seu papel e a importância do seu trabalho no espaço escolar. A educação é um fenômeno social e como tal só pode ser compreendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. As práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais, culturais, políticas e econômicas que caracterizam a estrutura de uma sociedade,além disso, discutiremos a função da escola e o papel do professor, e as diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico Social, no que se refere à forma de ensinar e observando porque essas mudanças ocorrem.























O Desafio de ser um Pedagogo.



Ser pedagogo hoje é viver intensamente o seu tempo, não se podeimaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas cidadãs. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina).
A aprendizagem é um processo que ocorre ao longo da vida, são momentos muitas vezes de conflitos e divergências, vive-se hoje o chamado mundoglobalizado que necessitam cada vez mais de competência, habilidade e sensibilidade, de caráter humano que solicitam novos valores e critérios compatíveis com as mudanças da sociedade atual.

A Sociedade Estabelece os caminhos que cada individuo deve seguir, a escola tem o papel de socializar o mesmo para que ele se desenvolva dentro dos padrões pré-estabelecidos ao seu grupo social(DURKHEIM).

O Educador Pedagogo é o responsável por estimular no aluno o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidades, autonomia e atenção no aluno. O Conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça no futuro.
Há diversos tipos de professores no ensino fundamental os tradicionais e os críticos.
O métodotradicional de ensino teve sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo, o objetivo principal era universalizar ou tornar comum o acesso do individuo ao conhecimento, possui um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações os professores contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático, suas aulas são sempre iguais e o método de ensino é quase o mesmo para todas asmatérias, independente da idade e das características individuais de cada aluno. Nas aulas tradicionais os alunos esforçam-se por assimilar a matéria dada pelo professor e tentam ao mesmo tempo calcular o que o professor espera que eles saibam e essa situação em que o aluno aprende apenas selectivamente e esquece pouco depois do teste o conhecimento adquirido, ou tem dificuldade em aplicá-lo em...
tracking img