O papel do nutricionista na educação alimentar saudável das escolas públicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do Nutricionista na Educação Alimentar Saudável das Escolas Públicas

Hellen Cristina Campos de Moraes
RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da educação alimentar nas escolas publicas,tendo em vista que a carência alimentar ou alimentação inadequada pode comprometer o desenvolvimento físico,social,afetivo e psicomotor de uma criança. O nutricionista,como profissional de saúde que atua em todas as situações nas quais existam interações entre o homem e o alimento, pode exercer sua função de promover a saúde e a incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis,pois uma mudança nos hábitos alimentares já resultaria num impulso substancial para a redução de doenças como obesidade ,diabetes ,hipertensão câncer ,doenças cardiovasculares e outrasresultantes de má alimentação.
o trabalho aborda também a importância da implantação e implementação de programas efetivos de educação e saúde, que incluam o ambiente familiar e escolar, e que abordem, além dos aspectos nutricionais, a incorporação de hábitos e atitudes adequados.

PALAVRA-CHAVE: educação alimentar nas escolas publicas ,educação nutricional,intervenção nutricional .

INTRODUÇÃO:Uma alimentação adequada é de fundamental importância durante toda a vida, pois contribui decisivamente para o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. No entanto, quando se trata de crianças, o valor de uma dieta equilibrada torna-se muito maior, uma vez que esse grupo se encontra em fase de crescimento e, assim, precisa de um suporteequilibrado de nutrientes, para possibilitar seu apropriado desenvolvimento cognitivo e

psicomotor (ALBIERO; ALVES, 2007).

Os hábitos alimentares de um indivíduo são adquiridos em função de diversos
aspectos que envolvem o ambiente de vida desta pessoa. Desde a primeira infância, as experiências precoces, a interação contínua com o alimento determinam as preferências alimentares, hábitos eatitudes que o adulto vai assumir perante suas escolhas alimentares, gerando o que se pode chamar de comportamento alimentar (VIANNA, 2003).
Deste modo, o ambiente de ensino, quando aliado à prática da educação nutricional, é capaz de transformar-se em um local favorável à convivência saudável, ao trabalho dos pais, crianças, educadores e responsáveis pela merenda escolar, por proporcionar àscrianças um ingresso ao aprendizado interativo com os alimentos (ALBIERO; ALVES, 2007).

Educação Nutricional
O processo de Educação Nutricional é importante para despertar no individuo o interesse pela alteração de seus hábitos alimentares, levando em consideração suas crenças, sua cultura e seus costumes.
A educação nutricional é conceituada como um processo educativo no qual, através da união deconhecimentos e experiências do educador e do educando, vislumbra-se tornar os sujeitos autônomos e seguros para realizarem suas escolhas alimentares de forma que garantam uma alimentação saudável e prazerosa, propiciando, então, o atendimento de suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais13.
Do ponto de vista de sua importância, a educação nutricional é apontada como estratégia deação, no campo da educação em saúde, a ser adotada prioritariamente em saúde pública para conter o avanço da ocorrência de doenças crônico degenerativas uma vez que a alimentação de má qualidade é
considerada um fator de risco para inúmeras doenças4, 16.
A educação nutricional, além de educar para que o indivíduo saia de sua condição nutricional insatisfatória, apresenta ainda uma função social deeliminar os desníveis de conhecimentos técnicos e populares existentes, fazendo com que, através da socialização desses conhecimentos, ocorram alterações significativas nas formas de reflexão e ação não apenas dos indivíduos mas também dos profissionais de saúde.
O processo de Educação Nutricional é importante para despertar no individuo o interesse pela alteração de seus hábitos alimentares,...
tracking img