O papel do livro tradicional e o impacto das novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Sheila Procópio

E-books X books

O Papel do livro tradicional e o impacto das novas tecnologias



A internet em nossa sociedade é sem duvida fundamental, e trouxe consigo a revoluçãonos processos de transferências de informações e de comunicação, a cada dia proporciona modificações diversas.

Novas tecnologias existentes estabelecem um novo padrão para a apresentação doslivros, os e-books, estão transformando o modo de ler os livros no mundo inteiro.

E-book é uma abreviação de "eletronic book" é utilizado para nomear o livro em formato digital, que pode ser baixado pelainternet através de download. A obra pode ter sido escrita diretamente em formato digital ou ter sido digitalizada.

Os dispositivos usados para a leitura o e-redares, têm o tamanho semelhante aum livro tradicional, pesam pouco, a bateria pode durar até uma semana.

O livro digital tem algumas vantagens, a sua portabilidade eles são facilmente transportados em , disquetes, pen drives ecartões de memória .O preço é um grande atrativo, pois seu custo de produção e de entrega é inferior, pode podem chegar as mãos do leitor por um preço menor que um livro impresso, quando não forgratuito.

A principal desvantagem da leitura digital certamente é a perda da sensação física do livro, outro agravante seria que essa tecnologia pode trazer um sério problema para a saúde, pois aexposição à tela por longas horas traz prejuízos à visão.

Podemos prever que, de algum modo, a existência eletrônica do livro diminuirá ainda mais o contato humano. Outra questão alarmante é o desempregoque essa tecnologia provocará, sobretudo no mercado editorial. Em toda a história verificamos as relações de poder e o domínio da tecnologia, impedindo que se realize à tão sonhada "democratização dosaber" e ao mesmo tempo em que se realize a previsão de McLuhan de que as máquinas fariam do homem comum seu próprio editor. Além disso, mesmo o conhecimento já disponível não é acessível a todos...
tracking img