O papel do jovem na igreja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância e o Papel do Jovem na Igreja

Os jovens são cada vez mais bombardeados de informação por todos os lados, são forçados a fazer escolhas cada vez mais cedo, escolhas que refletem emsuas vidas. Cada vez mais o papel o papel de protagonista da sociedade recai sobre o jovem.
É fato que no passado a juventude era vista como uma fase de rebeldia, incerteza, irresponsabilidade edesconfiança dos mais velhos. Mas o mundo mudou, nunca o desenvolvimento intelectual e humanístico do jovem foi tão valorizado. A politização do jovem, sua busca por melhorias, a vontade de participar dasdecisões da sociedade, são fatores que elevaram a juventude ao patamar de ser atuante.
A Igreja Católica segue essa nova ideia de participação do jovem. Nossa Igreja diz que todo ser humano merecevida digna e provida de recursos básicos, desta maneira faz opção pelo jovem e pelo pobre. Assim como na sociedade atual a Igreja tem, cada vez mais, incentivado o jovem a ser participante tanto nasatividades pastorais como nas decisões da comunidade.
Desta maneira as autoridades da igreja passaram a discutir maneiras de trazer o jovem para a igreja e fazê-lo atuante. Destas discussões surgiu oDocumento 85 da CNBB que discute a evangelização da juventude, segundo o documento é necessário conhecer o jovem para poder evangelizá-lo, assim é aconselhada a evangelização do juventude pela própriajuventude, ninguém melhor do que um jovem para conhecer a realidade de seus iguais.
Também no documento são quebrados alguns tabus da igreja, por exemplo, a ideia de que o “os jovens de hoje nãoparticipam, são desinteressados e alienados, alguns estudos recentes têm demonstrado que os jovens desejam participar ativamente da vida social, têm muitas sugestões do que deve ser feito para melhorar asituação do país e querem dar sua contribuição. Entretanto, não encontram espaços adequados: as formas de participação presentes na sociedade e no Estado são percebidas pelos jovens como muito...
tracking img