O papel do gestor na qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO GESTOR NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Resumo:

A falta de qualidade de vida no trabalho para o indivíduo é um tema de interesse tanto por parte dos funcionários quanto das empresas, bem como para os pesquisadores. As concepções gerenciais e organizacionais de qualidade de vida no trabalho, enquanto conceito amplo (biopsicossocial) e como parte da estratégiaorganizacional das empresas passou vem sendo apontado como uma possível solução para a questão.
Este trabalho é composto uma apresentação teórica abordando a origem e evolução, incluindo as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, e os principais conceitos e abordagens de qualidade de vida no trabalho, bem como seus indicadores. O procedimento metodológico deste estudo exploratório equalitativo é através de levantamento bibliográfico.
Por último, dar-se a discussão sobre o papel do gestor na qualidade de vida, evidenciando a importância da identidade dos cargos, o reconhecimento por parte do funcionário da contribuição do seu trabalho para a organização, além da responsabilidade inerente ao gestor sobre a QVT.



Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho,Competitividade organizacional, Gestão de pessoas.









1 - INTRODUÇÃO:

A crescente concorrência entre as organizações tem afetado o ambiente de trabalho e repercutido na qualidade de vida do trabalhador. As exigências da empresa por maior qualificação, a pressão para alcançar metas, a competitividade entre colegas e/ou equipes, estes e outros fatores tem contribuído para odesgaste do trabalhador.
Atualmente, muitos gestores tem se mostrado preocupados em tornar o clima dentro das organizações mais ameno, de forma que o ambiente de trabalho seja visto pelo trabalhador de forma positiva, proporcionando bem estar, melhores condições de trabalho e satisfação na sua execução.
Neste artigo a metodologia proposta é de caráter exploratório e qualitativo, sendo apresentadoatravés de pesquisa bibliográfica um breve histórico sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e uma breve discussão sobre o conceito e indicadores. Mostraremos finalmente o papel do gestor e sua importância para promover qualidade de vida dentro das organizações.















2 - ORIGEM E EVOLUÇÃO DA QVT:

O modo de existir do homem sempre esteve ligado ao trabalho, por meio doqual desenvolve suas habilidades e garante sua subsistência e a de sua família, em troca de uma série de esforços e renúncias.
As condições de trabalho mudaram relativamente ao longo da história. No início da industrialização no séc. XVIII, as condições de trabalho eram insalubres (JULIÃO, 2001). Os trabalhadores, incluindo crianças, eram submetidos a longas jornadas de trabalho em ambientesprecários (com péssima iluminação, abafados e sujos), sujeitos a castigos físicos dos capatazes e sem qualquer tipo de direito trabalhista, em troca de salários muito baixos.
Com o intuito de melhorar a eficiência da produção desenvolveu-se a administração científica, caracterizada por um modelo tradicional descrito por Taylor em 1911, em que a natureza do trabalho era simples, repetitiva e fácil decontrolar. Este modelo trouxe aos trabalhadores mais problemas devido ao esforço de executar tarefas, não contemplando o ser humano em toda a sua complexidade e subjetividade segundo CASADO (2002 apud BARCI, 2006).
CASADO (2002 apud GALINDO, 2008) explica que surgiram movimentos em prol do trabalhador:

“Ações complexas vindas dos trabalhadores buscavam simultaneamente o aumentocrescente dos salários e a garantia da segurança dos empregos como resultado de um sistema que, ao aumentar a eficácia do trabalho, reduzia o número de empregados necessários à produção. Os sindicatos começaram a ganhar força, a eficiência no trabalho diminuiu e a simplicidade do modelo tradicional e da administração científica em enxergar o ser humano começou a mostrar sinais de inadequação”....
tracking img