O papel do gestor na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O gestor como facilitador dentro do PPP da escola
O gestor deve ser um facilitador no Projeto Político Pedagógico. Deve agir de maneira democrática respeitando opiniões dos docentes,funcionários e colegiado, onde membros da comunidade também serão ouvidos. O gestor não é o único que deve participar na elaboração do PPP, pois é essencial a participação de todos.Para elaborar o PP é necessário que se tenha compromisso com a educação participativa, a escola e a comunidade devem andar juntas.
O Projeto pode ser alterado, de acordo com asnecessidades da escola e dos seus membros, o gestor deve estar atento, para saber quando e onde fazer as alterações. Para evitar essas mudanças a todo momento é necessário que no momento doplanejamento refletir e ouvir a todos, para melhor atender a cada um.
O gestor deve direcionar as discussões referentes ao projeto embasado na Lei de Diretrizes e Bases 9394-96,respeitando seu conteúdo crítico e reflexivo.
Deve fazer com que seus colaboradores entendam a importância do PPP frente a sociedade, faze-los compreender que o Planejamento Político Pedagógicoé uma forma da população chegar até a escola e da escola se aproximar da comunidade local, conhecendo suas dificuldades e propõe formas de tentar solucionar seus problemas.O verdadeirogestor não pode ser egoísta, deve pensar no todo e fazer com que tudo funcione perfeitamente.
O Projeto Politico Pedagógico, é sem dúvidas ademocratização e a participação da comunidadeescolar.
“O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos deação." LIBÂNEO (2005, p.345).

BIBLIOGRAFIA
LEI DE DIRETRIZES E BASES 9394-96
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/projeto-politico-pedagogico-e-a-ldb-939496-4483851.html
tracking img