O papel do gestor de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

O papel do gestor de Recursos Humanos 2

A importância do gestor de Recursos Humanos 2

As principais funções do gestor de Recursos Humanos 2

As principais características de um Gestor 4

Conclusão 6

Referência 7

O papel do gestor de Recursos Humanos

A importância do gestor de Recursos Humanos
O gestor é uma peça fundamental nos Recursos Humanos das empresas, é umagente transformador, responsável pelo gerenciamento de processo e consiste em promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores de uma dada organização, para que esta consiga atingir o seu objetivo da melhor forma possível. Para isso, planeiam, dirigem e coordenam atividades que visam proporcionar aos trabalhadores condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfaçãopessoal, de modo a que tenham uma atitude perante o trabalho mais empenhada e motivada. O importante papel desempenhado pelo gestor de Recursos Humanos em uma empresa é ele quem orienta o líder para a obtenção dos objetivos estratégicos da empresa e mostra outra dimensão que afeta basicamente a forma de trabalhar com os processos de Recursos Humanos.]

As principais funções do gestor de RecursosHumanos

A atividade destes profissionais baseia-se, assim, em conciliar os interesses da organização com os interesses de quem nela trabalha. Embora as suas tarefas variem consideravelmente de organização para organização, as suas áreas de trabalho mais comum são as seguintes:

• Recrutamento e seleção, no âmbito da qual são responsáveis pela afetação de novas pessoas à organização. As tarefasdesta área podem incluir seleção e análise de currículos, aplicação de provas psicológicas (testes psicotécnicos, de personalidade, de conhecimentos, etc.), realização de entrevistas. Os gestores de recursos humanos necessitam de conhecer o mercado de trabalho e os requisitos do cargo a ocupar, de modo a saberem qual o candidato que reúne as características e as qualificações mais adequadas paraocupá-lo. Nesta área, é também da sua responsabilidade acompanhar o processo de acolhimento e integração do candidato na organização.

• Treinamento e desenvolvimento, área em que é responsável pela transformação dos ponteciais das pessoas em competência formação com objetivo de transmitir novos conhecimentos, desenvolver capacidades e modificar atitudes perante o trabalho, de forma aproporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores e a sua adequação às necessidades da organização. Este processo termina com a avaliação dos resultados, através da qual averiguam se houve (ou não) benefícios decorrentes das ações de formação ministradas, isto é, se houve um aumento da produtividade e da eficiência, se a qualidade dos produtos e/ou dos serviços melhorou, se o númerode acidentes de trabalho diminuiu.

• Remuneração ou compensação cabe a estes gestores estabelecer e manter um sistema apropriado de remunerações, as quais hoje em dia contemplam habitualmente componentes fixas (salário-base e subsídios) e componentes variáveis (prêmios por objetivo alcançados, comissões, etc.) de acordo com o tipo de cargo exercido e com as responsabilidades inerentes. Paradefinir a remuneração os gestores analisam e classificam os vários cargos existentes na organização (atendendo, por exemplo, às aptidões e conhecimentos exigidos, ao esforço físico necessário, às responsabilidades envolvidas ou às condições de trabalho impostas) e avaliam o desempenho do seu ocupante (tendo em conta o volume e a qualidade do seu trabalho, a capacidade de resolver problemas, o índicede absentismo, etc.). Esta área pode incluir também a criação e a manutenção de um sistema de benefícios sociais. Para aumentar a produtividade em geral. Seguros de vida e de acidentes pessoais, assistência médico-hospitalar, refeitório no local de trabalho.

• Segurança, higiene e saúde no trabalho. Nesta área, é seu dever elaborar programas que protejam a integridade física e mental dos...
tracking img