O papel do gestor de pessoas numa perspectiva de inclusão social

REDE DOCTUM DE ENSINO/VITÓRIA, ES, Brasil, fevereiro de 2012.

1 .

O PAPEL DO GESTOR DE PESSOAS NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL
Hevellyn Cruz dos Santos - hevellyn_cruz@hotmail.com (Autorado Artigo) Profª Esp. Christina A. Suzane Ferreira Salimena (Orientadora)
1

RESUMO
O objeto desta pesquisa é avaliar o papel, a responsabilidade do gestor em instituições e empresas através daslentes de especialistas no assunto e nos embasamentos da lei, de maneira que possam ser fomentadas as oportunidades de crescimento profissional para funcionários especiais, havendo sucesso para oprofissional especial e a instituição em que está inserido. Palavras-chave: Inclusão Social; Profissionais Especiais; Gestor de Pessoas.

ABSTRACT
The object of this research is to evaluate the role,the manager's responsibility in institutions and companies through the lens of subject matter experts and a grounding in the law, so they can be fostered professional growth opportunities for specialand there success for the professionalparticular institution and it is inserted. Keywords: Social Inclusion; Special Expert; Manager People.

1 INTRODUÇÃO
Tem-se falado bastante da inclusão social ede um olhar mais apurado para as necessidades de pessoas especiais dentro de empresas, escolas e outras instituições. Trata-se, portanto de um desafio atual com o qual os gestores e líderes têm quelidar. Entendemos como pessoas especiais aquelas que pos
______
1

Pós-Graduando em Gestão de Recursos Humanos, pela Rede Doctum de Ensino, 2012.

REDE DOCTUM DE ENSINO/VITÓRIA, ES, Brasil,fevereiro de 2012.

2 .

suem segundo o art. 3º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, “perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gereincapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. Estudos se prestam a desmistificar a limitação exacerbada que foi imposta pela sociedade ao longo dos...
tracking img