O papel do enfermeiro na abordagem do cancer de mama na estrategia da saude da familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E OUTROS FATORES DE RISCO DE CÂNCER

O conhecimento científico atual evidencia que o tipo de alimentação, um estilo de vida sedentário, o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a exposição excessiva ao sol sem proteção, o ambiente ocupacional e comportamentos sexuais podem estar relacionados em maior ou menor grau com o desenvolvimentode determinados tipos de câncer.

O Tabagismo
Dentre os fatores de risco de câncer até hoje conhecidos, o tabagismo tem merecido uma abordagem diferenciada por se tratar também de uma doença. Uma doença gerada por uma dependência, a dependência de nicotina.
1. O cigarro e outros derivados do tabaco causam dependência.
2. A nicotina é a droga presente no tabaco que causa a dependência.
3. Osprocessos farmacológicos e comportamentais que determinam a dependência do tabaco são similares aos que determinam a dependência de drogas, como heroína ou cocaína.

A tendência de consumo do tabaco No Mundo
Apesar de todo o conhecimento científico acumulado sobre os riscos do tabaco, as tendências de seu consumo são preocupantes. Segundo dados do Banco Mundial, quase 100 mil jovens começam afumar a cada dia no mundo inteiro – destes, mais de 80 mil são jovens de países em desenvolvimento.

Determinantes sociais do consumo de derivados do tabaco
Hoje o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil. Fatores que facilitam a obtenção do produto, o seu baixo preço, somados a atividades de promoção e publicidade associando-o a imagens de beleza, sucesso,liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens, durante anos criaram uma aura de aceitação social e de imagem positiva do comportamento de fumar. A problemática é resultante de todo um contexto social, político e econômico que historicamente tem favorecido que indivíduos comecem a fumar e dificultado outros a deixarem de fumar.

A LÓGICA DO PROGRAMANACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E OUTROS FATORES DE RISCO DE CÂNCER

A constatação de que só é possível se adotar um estilo de vida saudável quando se conta com informações, oportunidades e motivação para fazê-lo, torna evidente a necessidade de ações para socializar esse conhecimento, e para criar um contexto social favorável que, ao mesmo tempo em que estimule e motive a população a adotar hábitossaudáveis, proteja-a também das exposições involuntárias a fatores de risco de câncer.
Para a promoção de estilos de vida saudáveis visando a prevenção do câncer, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer tem procurado atuar através do desenvolvimento de ações educativas, legislativas e econômicas.
As ações legislativas e econômicas representam as mediações sociaispotencializadoras das ações educativas.
As ações legislativas e econômicas representam as mediações sociais potencializadoras das ações educativas.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo sistematiza quatro grandes grupos de estratégias: o primeiro, voltado para a prevenção da iniciação do tabagismo, tendo como público alvo, crianças e adolescentes; o segundo, envolvendo ações paraestimular os fumantes a deixarem de fumar; e um terceiro grupo onde se inserem medidas que visam proteger a saúde dos não fumantes da exposição à fumaça do tabaco em ambientes fechados; e, por fim, medidas que regulam os produtos de tabaco e sua comercialização.
Com esses objetivos, o Programa foi delineado visando sistematizar ações educativas e mobilizar ações legislativas e econômicas, de forma acriar um contexto que:
Reduza a aceitação social do tabagismo,
Reduza os estímulos para que os jovens comecem a fumar e os que dificultam os fumantes a deixarem de fumar,
Proteja a população dos riscos da exposição à poluição tabagística ambiental,
Reduza o acesso aos derivados do tabaco,
Aumente o acesso dos fumantes ao apoio para cessação de fumar,
Controle e monitore todos os aspectos...
tracking img