O PAPEL DO EDUCADOR E DO EDUCANDO DENTRO DO PAPEL DE ENSINAR E APRENDER

1251 palavras 6 páginas
O PAPEL DO EDUCADOR E DO EDUCANDO DENTRO DO PAPEL DE ENSINAR E APRENDER

Márcia Susana da Silva Dutra
Luciana Fofonka
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID0195) – Prática do Módulo III
24/06/13

RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de mostrar o que é o ozônio e a camada de ozônio, sua importância para os seres vivos, os motivos que causaram o buraco na camada de ozônio, os prejuízos, danos e males que podem causar a saúde, o porquê de nós preocuparmos com a degradação da mesma, pois tem sido um dos grandes problemas dos dias atuais e as medidas que estão sendo tomadas mundialmente para evitar a degradação da camada de ozônio.

Palavras-chave: Camada de ozônio. Degradação. Destruição.

1. INTRODUÇÃO

A camada de ozônio a partir de 1956 vem sido estudada constantemente por meio de instrumentos no solo e nos dias atuais por satélites, desde há descoberta da queda intensa no ozônio da estratosfera na Antártica. Fenômeno esse conhecido como “buraco de ozônio”

Estes estudos nos últimos anos levaram diversas equipes de cientistas a denunciar a sistemática corrosão da camada de ozônio, com a consequência da liberação de poluentes nocivos na atmosfera. Entre eles o CFC ou clorofluorcarbono, também conhecido como gás freon, outros gases, como os óxidos de nitrogênio que são liberados pelos automóveis e aviões a jato.

Existem cálculos que apontam estimativas que vida útil do CFC é de 75 anos. Em virtude dos sérios prejuízos que esse gás pode causar, em 1987 foi assinado um acordo mundial conhecido como Protocolo de Montreal, que prevê a redução do uso desse gás.

2. O QUE É O OZÔNIO?

O ozônio é um gás naturalmente presente na atmosfera. A presença de ozônio na atmosfera é de extrema importância para humanidade, pelo papel que exerce ele pode ser benéfico ou maléfico para o homem, dependendo do local da atmosfera em que se encontra. Segundo Dessler (2000), o ozônio é uma substância

Relacionados

  • Trabalho infantil
    24831 palavras | 100 páginas
  • Método de paulo freire
    62861 palavras | 252 páginas
  • Censo Ead
    58689 palavras | 235 páginas