FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
CURSO: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
ZILDA APARECIDA DA CRUZ
O PAPEL DO EDUCADOR AOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN
São Paulo
2012
O PAPEL DO EDUCADOR AOS PORTADORES DE SÍNDROME DEDOWN
Monografia elaborada como requisito parcial do curso Educação Especial Inclusiva da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/Posead/ Educação à Distância, sob a orientação da Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro
São Paulo
2012
FACULDADE GRANDE FORTALEZA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAZilda Aparecida da Cruz
O Papel do Educador aos Portadores de Síndrome de Down
Esta monografia será examinada e aprovada para a obtenção do título de Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA no Programa de Pós-Graduação da Faculdade Grande Fortaleza
Orientadora: Profª Ms. Odnéa Quartieri Ferreira Pinheiro
_______________________________________
Examinador________________________________________
Dedicatória
Dedico este trabalho a mim que persisti e acreditei no meu ideal pessoal e profissional, ao meu esposo que com carinho me apóia em todas as etapas de minha vida.
E as todas as pessoas que convivem comigo e sempre estão acrescentando algo para minhaevolução pessoal, espiritual e profissional.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade da vida, depois aos meus pais (in memória).
Agradeço a todos aos professores que passaram pela minha vida acadêmica e que sempre transmitiram algo positivo para meu crescimento intelectual.“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.
Mário Quintana
RESUMO:
O tema abordado foi O Papel do Educador aos Portadoresde Síndrome de Down, o qual nos demonstra que as crianças nascidas com esta síndrome são crianças que necessitarão de atenção especial no decorrer de suas vidas, seja de seus familiares, educadores, profissionais da saúde e da sociedade como um todo. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, tem se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definiçãoquanto no uso do ambiente escolar, pois a criança necessita dos adultos para seu o desenvolvimento ativo na sociedade. No caso dos portadores de Síndrome de Down os educadores necessitam elaborarem aulas diferenciadas para que a inclusão seja respeitada pelos demais alunos.
Palavras-chave: Síndrome de Down, ambiente escolar, educadores, inclusão.ABSTRACT:
The theme was The Educator's Role for People with Down Syndrome, which shows us that children born with this syndrome are children who will need special attention throughout their lives, whether their families, educators, health professionals and society as a whole. As early childhood contact with the environment is fundamental, is a dichotomy between theory andpractice in both the definition and use of school because the child needs adults to its active development in society. In the case of individuals with Down syndrome educators need to develop differentiated lessons that inclusion is respected by other students.
Keywords: Down Syndrome, the school environment, educators, inclusion.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 9
2....