O papel do diretor na gestão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE KURIOS-FAK

DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO

PESQUISA E EXTENSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO ESCOLAR

COSMO MAURÍLIO DA SILVA TAVARES

MARANGUAPE/CEARÁ

2011

COSMO MAURÍLIO DA SILVA TAVARES

O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO ESCOLAR

Esta monografia foi submetida á Coordenação do Curso deEspecialização em Gestão Escolar, da Faculdade Kurios-Fak, como parte dos requisitos necessários á obtenção do título de Especialista, outorgado pela Faculdade Kurio-Fak.

Orientadora: Profª Ms. Francisca Valmira Bandeira de Sousa.

MARANGUAPE/CEARÁ

2011

TERMO DE APROVAÇÃO

COSMO MAURÍLIO DA SILVA TAVARES

O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO ESCOLAR

Estamonografia foi submetida á Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade Kurios, como parte dos requisitos necessários á obtenção do título de Especialista outorgado pela Faculdade Kurios-Fak

Data de Aprovação:__/___/___ Nota:_____________

BANCA EXAMINADORA

_______________________________
Profª. Ms. Valmira Bandeira de Sousa
Orientadora_______________________________
Coordenação Acadêmica

MARANGUAPE/CEARÁ
2011

Agradecimento

Sabemos que a vitória e a conquista não foi somente minha, porque ao meu lado caminham pessoas que acreditaram em mim e no meu sucesso profissional.

A vocês, que muito amo e que compartilharam meus ideais, me incentivaram e me compreenderam, mesmo que no silêncio e na distânciaou até mesmo com palavras amigas, contribuíram para esse trabalho, aqueles sempre se farão presente neste longo caminho que está por começar... por vocês, fui capaz de chegar até aqui, e sei que posso chegar mais longe com a ajuda de Deus, na busca de uma educação de qualidade para todos.

Quero aqui agradecer a minha esposa Euzenir Tavares Xavier, meus familiares por confiar e acreditarem nossa caminhada.

Minha mãe uma pessoa inesquecível que sempre me deu apoio nos meus estudos, me dando incentivos para que eu viesse ser alguém na vida. Por isso sou uma pessoa vencedora e batalhadora e o principal, é que tenho muita fé em Deus.

A Deus que sempre esteve ao meu lado, me dando conhecimento e me protegendo nessa caminhada.
" Quando amamos e acreditamos dofundo de nossa alma, em algo, nos sentimos mais fortes que o mundo, e somos tomados de uma serenidade que vem da certeza de que nada poderá vencer a nossa fé. Esta força estranha faz com que sempre tomemos a decisão certa, na hora exata e, quando atingimos nossos objetivos ficamos surpresos com nossa própria capacidade." Paulo Coelho

Resumo

A proposta e a discussão sobre a gestãoparticipativa dentro das escolas brasileiras mostram-se relevante na medida em que se observa, no âmbito escolar, uma prática autoritária e conservadora por partes do núcleo gestor da escola, pois não se faz uma escola sem democracia, pois todos têm o direito e o dever de participar e dar opiniões sobre as atividades da escola, só assim a escola dará um salto na qualidade do ensino no Brasil,voltadaapenas para a parte burocrático-administrativo e colocando em segundo plano a ação progressista, participativa, que busque uma ação transformadora no cotidiano escolar e o embeiçamento de todos os envolvidos no processo educacional.
E nesse contexto, que o Diretor de uma escola é uma figura de suma importância dentro de uma escola, pois é ele que dirige e dar todas as orientações, comodeve ser o trabalho de todos os funcionários da escola, visto que uma liderança consciente a orientar nas transformações das práticas administrativa, pedagógica e relacional no contexto escolar, por um grupo unido o seu trabalho irá render muito mais e com funcionários dando suas opiniões a qualidade do ensino na sua escola cada vez mais ficará melhor para os seus alunos.
Assim sendo, o...
tracking img