O papel do coordenador escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA

COORDENAÇAO ESCOLAR

TATIANA ALMEIDA DA SILVA

RIO DE JANEIRO
2011
TATIANA ALMEIDA DA SILVA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção de grau em Pedagogia.

Rio de Janeiro
2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO...................................................................................................3

1- JUSTIFICATIVA..............................................................................................5

2- OBJETIVOS......................................................................................................6

2.1 - OBJETIVOGERAL.....................................................................................6

2.2 - OBJETIVO ESPECIFICO............................................................................6

3- QUESTÃO PROBLEMA..................................................................................7

4- REFERENCIAL TEORICO..............................................................................8REFERENCIA..................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O coordenador pedagógico exerce funções como: executar e acompanhar avaliando as ações previstas no projeto pedagógico da escola, auxiliando a direção e integrando a equipe escolar no desenvolvimento dessas ações, articulando o trabalho entre a escola e a equipe de supervisão.
O coordenador precisa estarsempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo deensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional.
É este profissional é quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes. Por tudoisso, o Coordenador Pedagógico só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e tiver apoio da direção em suas ações e reivindicações, como: infra-estrutura de trabalho e tempo de estudo para ele e para todos os professores.
Além de uma formação consistente, é preciso considerar um investimento educativo contínuo e sistemático para que o professor, o orientador, o supervisor e outrosprofissionais se desenvolvam com capacidades e habilidades múltiplas como exige a educação atual. O conteúdo e a metodologia para essas formações devem ser continuamente avaliados e revistos para que haja possibilidade de melhoria do ensino. Essa formação não pode ser tratada como um acúmulo de cursos e técnicas, mas da construção de um processo reflexivo e crítico sobre a prática educativa.O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora a organização de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.
Para atuar na função do cotidiano da escola, é necessário saber com muita clareza o que é essencial, o que é importante e o que é acidental. Mas não basta só saber. É preciso querer epriorizar fazer só o que é necessário a cada momento. O pedagogo realmente competente só tem tempo para o que é essencial em seu campo de atuação. Ele deve procurar executar a essencialidade com muito esmero, dando atenção aos detalhes, garantindo o sucesso em tudo na primeira investida, evitando o desperdício de esforços e de tempo, agindo como estimulador cultural, criando condições necessárias à...
tracking img