O PAPEL DO AUDITOR NA MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAUDE

1291 palavras 6 páginas
O PAPEL DO AUDITOR NA MELHORIA DOS SERVIÇOS DA SAÚDE

Alexandre Almeida Tomaz

RESUMO

O presente estudo busca analisar as características da auditoria em serviços de saúde, bem como o papel do auditor nessa melhoria. Observa-se que a auditoria na saúde apresenta-se, atualmente, como uma área em ascensão, o que vem demonstrar a preocupação com o atendimento dos clientes relativo à prestação de cuidados e a responsabilidade da instituição prestadora de serviços médicos na assistência. Nota-se que a grande dificuldade é a ausência de compreensão e de conhecimento que os profissionais apresentam diante do sistema manual de registros, e as informações das assistências prestadas. Ampliando, a responsabilidade do profissional em prestar a assistência qualificada, sem riscos e adequada com os princípios técnicos e éticos da profissão. Sendo a metodologia empregada no presente estudo e a da revisão bibliográfica, serão empregados informações de artigos publicados em revistas, livros e a jurisprudência referente ao tema.

INTRODUÇÃO

A Auditoria Médica trata da revisão, perícia, intervenção ou exame de serviços ou procedimentos apresentados por prestadoras em serviços de saúde. Sendo realizada por auditores ligados a uma organização responsável pelo pagamento destas contas. (MOTTA, 2005)
A auditoria em saúde busca garantir a qualidade da assistência médica, respeitando as técnicas, éticas e administrativas. A função do auditor não é apenas para redução de custos, mas sim garantir qualidade na assistência oferecida ao paciente com custo justo. A auditoria ainda tem como finalidade organizar os setores de autorização, contas médicas, e auditoria dos setores médicos.

AUDITORIA

Segundo ATTIE (1998), o objetivo da auditoria pode ser apresentado como o processo onde o auditor afirma a veracidade das demonstrações financeiras das companhias auditada. Em sua analise, o auditor, utiliza os critérios e procedimentos que assegurem a efetividade dos valores

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas