o papel do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do assistente social




O papel do assistente social na educação


O papel do Assistente Social na educação é identificar e atender as demandas provenientes da questão social que decorre o cotidiano do campo educacional.
A Constituição Federal de 1988 delega aos governos municipais o gerenciamento da educação no que diz respeito ao ensino fundamental. A Assistência Social, nainiciativa de garantir a concreta realização deste direito, volta-se para a promoção da inclusão social de famílias dos alunos matriculados na rede educacional, focalizando, sobretudo, a problemática da evasão escolar.
O trabalho do assistente social na educação busca favorecer a relação família, escola e comunidade, ampliando o espaço de participação no processo ensino-aprendizado.
O assistentesocial em conjunto com outros profissionais, como professores, diretores, coordenadores podem trabalhar questões referentes:
Evasão escolar; direitos sociais; preconceitos; envolvimento com drogas; inclusão social; violência, dentre outras.
O serviço social pode atuar na educação por meio de ações socioeducativas que visem prevenir e enfrentar vulnerabilidades sociais.
O Serviço Social éhabilitado para enfrentar o desafio de efetivar a consolidação dos direitos sociais.
A atuação dos familiares, professores, alunos se torna essencial para garantir o acesso á educação e o ensino de qualidade, bem como desenvolver um trabalho que possa lhe dar com as problemáticas de baixo desempenho escolar.
O serviço social pode atuar na educação por meio de ações socioeducativas que visemprevenir e enfrentar vulnerabilidades sociais. O assistente social é um profissional que intervém na realidade social orientado pelo paradigma da cidadania, dos direitos humanos e da participação social.
A politica de educação é composta por níveis e modalidades de ensino, cada um deles possui particularidades: dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações, prerrogativa dos entes governamentais,profissionais e públicos.
O Serviço Social e a Educação tinha um vinculo estabelecido entre a década de 1930, mas iniciada nos anos de 1990.
Na pratica social a educação se constitui como área de conhecimento voltada para a emancipação politica, social e emocional dos indivíduos. O profissional de assistência social pode colaborar junto aos professores e educadores que a escola e um espaço deacolhimento, incentivo, reflexões e ações sobre a dimensão social.
De acordo com a nova reorientação do trabalho elaborada pela gerencia de serviço social na educação em 2009, as atribuições do assistente social na área da educação diz respeito aos seguintes itens:
Atendimento e acompanhamento sistemático às famílias e alunos das unidades escolares, colaborando para a garantia do direito ao acesso epermanência do educando na escola;
Elaboração de Plano de Trabalho da equipe, contemplando ações/projetos para os diferentes segmentos da comunidade escolar, considerando as especificidades do território;
Monitoramento e acompanhamento dos educandos em situação de não frequência e evasão escolar;
Elaboração de relatórios de sistematização do trabalho realizado, contendo analises quantitativas equalitativas;
Levantamento dos recursos da área de abrangência e articulação com a rede Inter setorial;
Realização de estudos e pesquisas que identifiquem o perfil socioeconômico-cultural da população atendida, suas demandas, características do território, dentre outras temáticas;
Realização de reuniões de estudos temáticos, oficinas, estudo de casos, envolvendo a equipe da RPE, professores eequipe diretora/pedagógica da unidade escolar;
Participação nos espaços dos conselhos de políticas e direitos, fóruns, em especial das áreas da educação, assistência, criança e adolescente e saúde;
Fortalecimento da parceria com as equipes dos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS e unidades de saúde para viabilizar o atendimento e acompanhamento integrado da população atendida;
Participação semanal...
tracking img