O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

663 palavras 3 páginas
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Nas últimas décadas muitos fatores contribuíram para mudanças na estrutura familiar, tais transformações vêm ocorrendo nos âmbitos; social, econômica e político. Os exemplos são os mais variados dentre eles a família.
Família é a unidade básica da sociedade, é uma das menores células que compõe o ambiente social. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância, por isso ela deve ser saudável, estruturada e protegida, visto que, cada interação no seio familiar reflete diretamente no meio coletivo ou seja na sociedade.
Entender o conceito de família é imprescindível para o assistente social, principalmente porque, com as constantes mudanças observadas no mundo contemporâneo, já não é tão simples definir a composição e a estrutura de uma família. Também, infelizmente, é comum encontrar famílias vivendo em vulnerabilidade e risco iminente, famílias constituídas ao acaso que por vezes tendem ao completo fracasso.
Ao observar as constantes mudanças no conceito de família é importante ressaltar a ampla participação da mulher no mercado de trabalho e na chefia dos lares contemporâneos. Aliado a isso, divórcios e novas características de união exigiram um olhar inovador e dinâmico nos conceitos jurídicos.
E um fator preponderante são as condições econômicas do Brasil as quais, redesenham-se as mais diversas situações de precariedade, alterando, portanto, as formas de organizações do estado com relação à família. Então a própria definição de família tem que ser continuamente revista.
A partir da história da política de assistência social houve uma ruptura com o modelo que relacionava praticas ao assistencialismo e ao não reconhecimento de cidadãos enquanto sujeitos de

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas