O papel do analista de cargos e salários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Analista de Cargos e Salários



Resumo
Através deste artigo iremos abordar de forma clara e objetiva o papel do analista de Cargos e Salários nas organizações. Sabendo da dificuldade da implantação de um plano de cargos e salários, pretendemos mostrar ao leitor a relevância de um analista nesta área,os principais conceitos e ferramentas utilizados pelos mesmos para uma implementação adequada e justa de uma política salarial, com estratégias e táticas de remuneração condizentes com os objetivos da empresa e do empregado. O analista é a pessoa que além de reconhecer a importância da descrição, análise e avaliação dos cargos e salários, elaboram instrumentos, técnicas e métodos adequados paracoleta de dados neste estudo de cada cargo dentro da organização. A função do analista tem por objetivo avaliar as necessidades dentro da empresa, seja um novo cargo, realocação, quais as atividades de cada cargo, quais requisitos necessários ao cargo, quanto irá ganhar o ocupante da vaga e etc. O resultado deste estudo prova que com o analista de cargos e salários podemos diminuir ou quem sabeeliminar as discrepâncias nos salários, cargos desnecessários, funcionários sobrecarregados, funcionários ociosos e buscar além de salário justo e adequado ao trabalho prestado e requisitos exigidos do ocupante do cargo, a satisfação do funcionário e da empresa. Enfim é essa visão que as organizações devem ter: “a preocupação com seus clientes internos”, pois um plano de cargo e salários bem elaboradoe acompanhado se refletirá no sucesso da empresa.

Palavras Chaves: Cargos, Salários, Analista e Organização.

Apresentação
Devido há vários anos de pesquisa Elton Mayo o “pai das relações Humanas” abriu uma nova visão para a humanidade. Com o surgimento da administração de Recursos Humanos a sociedade passou e tem passado por incríveis transformações, que tem se aprimorado a cada dia nasorganizações. Toledo, (1999. Apud, http://www.economia.aedb.br/seget/artigos08/8_2008.pdf), por exemplo, afirmava que a missão inicial do órgão de Recursos Humanos era servir de “amortecedor” das insatisfações de pessoal. Mas essa realidade mudou, o RH dentro das empresas coopera para a melhoria e modernização continua das organizações como um todo. Pere (2005) mostra que o RH passou a olhar aspessoas como seres diferentes e únicos, bem como dotados de habilidades, competências, histórias, desejos e emoções. Em conseqüência do crescimento das organizações e da complexidade de trabalhar com o capital humano, o RH tem enfrentado grandes desafios e responsabilidades jamais imaginadas, porém tem crescido e se tornado indispensável para as empresas em geral.
A tendência das organizações nosdias atuais é a valorização das pessoas. Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade nota-se que a realidade é outro, onde o principal bem das organizações são as pessoas que fazem parte dela, por meio do incentivo do capital intelectual humano. Portanto, as empresas que ainda matem aquela visão fechada e não vive esse momento, certamente estáperdendo diante um mercado tão competitivo, globalizado e moderno que estão vivendo as empresas atuais.
O departamento de Recursos Humanos de uma empresa exerce um papel relevante, pois é o elo entre a chefia e os seus funcionários, tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está sedestacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto.
Uma das principais atribuições do RH nas empresas hoje e a análise de cargos e salários, a divisão do trabalho e a especialização funcional são as suas necessidades básicas. Marello (1988) afirma que o objetivo da analise de cargos e salários é guiar para sejam justam pagando salários adequados aos serviços...
tracking img