O papel das empresas integradoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel das Empresas Integradoras da Área de Segurança Contra Incêndio dentro do Processo de Projeto


Venezia, Adriana Portella Prado Galhano
Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo


Resumo

Atualmente o desenvolvimento do processo de projeto de um edifício envolve uma série de considerações e diversas especialidadespara que se tenha um produto final com a qualidade esperada. Dentre estas especialidades temos a segurança contra incêndio, que permeia o projeto de arquitetura, estruturas e instalações prediais, entre outros. As empresas integradoras, que desenvolvem os projetos de alarme e detecção, pressurização de escadas, instalação de gases inertes, entre outros na área de segurança contra incêndio e sãoresponsáveis pela instalação destes sistemas no edifício, ao elaborarem estes projetos acabam por interferir diretamente no desenvolvimento de outras especialidades. Sua contratação dentro do projeto normalmente acontece tardiamente, quando a obra normalmente já esta em fase de finalização da estrutura, restando pouco a ser feito para melhorar o desenvolvimento da segurança contra incêndio noedifício. A intenção deste trabalho é demonstrar as práticas de mercado para a contratação destas empresas que muitas vezes acabam por definir o grau de segurança contra incêndio na edificação.


1. Introdução

Pode-se dizer que o processo de projeto de edificações tem suas etapas previamente estabelecidas como a elaboração de um programa de necessidades e estudo de viabilidade; formalização doproduto; seu detalhamento; planejamento e execução do produto; a entrega e a retroalimentação do processo (MELHADO, 2005).

Estas etapas demonstram como o processo de projeto é complexo e mesmo tendo suas tarefas definidas, elas podem ocorrer de maneira diferente, em função da gestão do processo de projeto.

Segundo MELHADO (2001) a gestão do processo de projeto pode ser entendida como umconjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar o processo de projeto.

Portanto, gestão do processo de projeto envolve um conjunto de ações ligadas diretamente ao planejamento, organização, direção e controle do processo de projeto, assim como atividades estratégicas (estudo de demanda, prospecção de terrenos, captação de investimentos, definição das características do edifício) etáticas, tais como a seleção e contratação dos membros da equipe de projeto, com a finalidade de oferecer um produto-serviço de qualidade.

Apesar da iniciativa de algumas entidades como a SECOVI-SP, SindusCon, entre outros de promover a elaboração de um manual de escopo de serviço para coordenação de projetos, que tem como principal objetivo definir e detalhar o fluxo de atividades que a coordenaçãode projeto exige, criando-se um método padronizado que devem ser adaptados as necessidades de cada empreendimento.

A realidade de mercado ainda está um pouco distante, pois os processos de projeto podem vir a ocorrer de maneira muito distinta, sem parâmetros para atividades envolvidas.


2. O Processo de projeto

O setor da construção civil procura adequar, cada vez mais, as exigências domercado imobiliário, no que se refere à qualidade do produto, à satisfação dos clientes e usuários, ao sucesso econômico das empresas participantes do setor, entre outros.

Para tanto, muitas empresas construtoras vem implantando sistemas de gestão da qualidade de acordo com o padrão ISO 9000 para o controle de todas as atividades da empresa, tendo como objetivo a eliminação de desperdícios ecriando procedimentos para todas as etapas que envolvam a produção do edifício.

Deve-se considerar que o projeto é desenvolvido pela interação entre as várias especialidades de projeto e mesmo o processo de produção do empreendimento é resultado da participação de diversos outros agentes; dessa forma, a qualidade do projeto e do empreendimento envolve não apenas a gestão dos processos de...
tracking img