O papel da qualidade da informação em uma unidade informacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEG
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONOMICAS - FACEM
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO-DAD
III – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DA QUALIDADE






VALÉRIA MARIA LIMA DA SILVA












O PAPEL DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM UMA UNIDADE INFORMACIONALMOSSORÓ-RN
2010
VALÉRIA MARIA LIMA DA SILVA










O PAPEL DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM UMA UNIDADE INFORMACIONAL


Trabalho Final de Curso – Produção de Artigo, apresentado ao Departamento de Administração- DAD/FACEM/UERN, do III Curso de Especialização em Administração de Sistema daQualidade como requisito para obtenção do titulo de Especialista em Administração de Sistema da Qualidade.


Profª. Orientadora. Dra. Lilian Caporlíngua Giesta
Profª. Revisor. MSc. Ana Lucia Brenner Miranda
Profª Revisor. MSc. Liana Holanda Nepomuceno NobreMOSSORÓ-RN
2010
O PAPEL DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM UMA UNIDADE INFORMACIONAL


Valéria Maria Lima da Silva(UERN)[1]
Profª Dra. Lilian Caporlíngua Giesta(UFERSA)[2]
Profª MSc. Ana Lucia Brenner Miranda (UFERSA)[3]
Profª MSc. Liana Holanda Nepomuceno Nobre (UFERSA)[4]


RESUMO


A qualidade da informação é um dos alicerces para a sobrevivência e maior competitividade dasorganizações. Neste sentido, este artigo tem como objetivo identificar o papel da qualidade da informação em uma unidade informacional. Aborda-se acerca da gestão da informação na visão de autores relacionados à área. Destaca a importância da qualidade da informação no contexto organizacional mostrando que esta é o insumo básico para atender as suas necessidades. Constata-se ao falar da informação com valoragregado, que devemos nos situar na interface da oferta e da procura com vista a atender as necessidades de seus usuários. Discute sobre a utilização das novas tecnologias como facilitadores da disseminação informacional nas organizações. A metodologia utilizada nesse estudo foi uma pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico uma entrevista semi-estruturada com três profissionaisbibliotecários de uma unidade informacional. Os resultados obtidos demonstraram que já existe a preocupação em disponibilizar a informação com qualidade para seus usuários finais.

Palavras-chave:Qualidade da Informação. Gestão da Informação. Unidade Informacional.


INTRODUÇÃO


A difusão acelerada das novas tecnologias da informação/comunicação vem contribuindo atualmente nas organizaçõescom vistas a buscar novos mercados e oportunidades.
Existem diferentes conceitos para a palavra informação. A ambigüidade da palavra informação faz proliferar a chamada ansiedade da informação. Com isto, pode-se perceber que a grande era da informação, trata-se de uma explosão de não-informação ou uma explosão de dados.
Mesmo que informação e dados sejam freqüentemente usados comosinônimos, eles realmente são coisas muito diferentes. Dados representam um conjunto de fatos não associados e como tal, não têm utilidade até que tenham sido apropriadamente avaliados. Mediante avaliação, uma vez que haja alguma relação significativa entre os dados e estes possam mostrar alguma relevância, são então convertidos em informação. Agora, estes mesmos dados podem ser usados com diferentespropósitos. Assim, até que os dados expressem alguma informação, não são úteis.
No contexto da comunicação humana, Machado (2003) discorre acerca do conceito de informação destacando a comunicação inter-humana a qual se refere às estruturas semióticas construídas por um emissor com o objetivo de mudar a imagem de um receptor, implicando, desta forma, que o emissor possua conhecimento da...
tracking img