O papel da psicologia com a mulher em situação de violência doméstica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No contexto da Psicologia Forense e na atuação do Psicologo nos Direitos Humanos e do cidadão é importante salientar a Questão da Revitimização e a preparação profissional para atuar com a mulhervítima de violência.

Uma atitude diferenciada é exigida do Psicólogo que atua neste contexto, pois por vezes, o profissional de saúde não preparado reproduz a situação de violência e vitimizaçãovivenciada pela mulher, ao desqualificar a fala da mulher, ao adotar uma atitude de julgamento ou de indiferença e ao minimizar a situação de violência relatada.

Este profissional despreparado podeacabar minimizando o abuso, violando o sigilo, culpando a vítima, não respeitando sua autonomia, ignorando questões de segurança, etc.

Um trabalho qualificado pode ser assegurado com a devidaAssistência Social e Psicológica

Desta forma seria adequado:

 Validar a experiência da mulher agredida
 Compreender e acreditar no depoimento da mulher e na situação de conflito que ela relata.
Respeitar o sigilo
 Propiciar para que as entrevistas sejam realizadas sem a presença de familiares ou do parceiro e em locais que lhe garantam a privacidade.
 Reconhecer a situação de vitimização
Reforçar a compreensão e mostrar que a violência doméstica não é culpa da mulher.

O Papel da Psicologia

A mulher em situação de violência doméstica é, por vezes, encaminhada ao psicólogo sob orótulo de um diagnóstico psiquiátrico. São as pacientes “poliqueixosas”, “histéricas”, “ansiosas”

A primeira função do psicólogo é buscar conhecer a história de vida da paciente, de forma a melhorcompreender a complexidade da situação da mulher, ao invés de contribuir para a patologização ou psicologização da queixa da mulher

A violência provoca agravantes à saúde mental, mas não deve serconsiderada como uma questão meramente psicológica.

É importante ressaltar que a violência doméstica é, ao mesmo tempo, um problema pessoal e uma questão sócio-cultural e que tem por base a...
tracking img