O papel da mulher nos contos de fadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Com o avanço do racionalismo cientificista e sua febre de conhecimento exato e objetivo, os contos de fadas, de natureza sobrenatural ou mágica, foram sendo gradativamente marginalizados e inclusive recusados pelas novas diretrizes de ensino. O pragmatismo da sociedade progressista que então começa a se consolidar não tem espaço para a fantasia.
O tema desse trabalho surgiu pelaobservação do papel feminino nos contos de fadas, que na maioria das vezes seu personagem é caracterizado como heróico, porém, suas ações durante os contos não correspondem às expectativas de um personagem heróico.
A definição que se tem hoje de herói é: “Homem extraordinário pelos efeitos guerreiros, valor ou magnanimidade”; ao analisarmos os contos de fadas no qual a mulher é heroína, podemosconcluir que a mesma não exerce nenhum papel extraordinário ou magnânimo, seu personagem é passivo, normalmente fazendo interpretação de boa conduta que no final casa-se com o príncipe encantado. Isso será representado nos contos A Bela a Adormecida e Cinderela.
Quando analisamos um homem no papel heróico, as características de seu personagem são extraordinárias pelos efeitos guerreiros, valorou magnânimo. O homem não é considerado herói, pelo simples fato de ter boa conduta.
Essa visão da mulher heroína, ser somente aquela que apresenta característica submissa, bondosa e boa doméstica, refletem às características da sociedade patriarca e machista, as mulheres que não obedeciam a esses preceitos eram “transformadas” nas bruxas más, solteiras, velhas e feias.
Esse fato se dá, pois,os contos são ambientados na Europa Feudal e ajudam a preservar um estereótipo criado há muitos séculos.
Os contos de fada poderiam ser mais bem aproveitados se o contador criasse uma relação entre o período em que surgiram e a atualidade, uma vez que o papel da mulher na sociedade mudou muito. No conto Shrek representaremos com a princesa Fiona, essa mudança com relação às características dasmulheres – princesas nos contos de fadas.
Após essas afirmações tenho a seguinte pergunta: Será que o papel feminino nos contos de fadas pode ser considerado heróico? Este estudo terá como metodologia à revisão bibliográfica.
O objetivo deste estudo é investigar o papel feminino nos contos de fadas, onde a mulher é considerada heroína, porém, seu personagem não corresponde às expectativasestimadas.

2 CONTOS DE FADAS

Segundo Jung (s.d) os contos de fadas, do mesmo modo que os sonhos, são representações de acontecimentos psíquicos. Mas, enquanto os sonhos apresentam-se sobrecarregados de fatores da natureza pessoal, os contos de fadas encenam os dramas da alma com materiais pertencentes em comum a todos os homens. Eles nos revelam esses dramas na sua rude ossatura, despojados dosmúltiplos acessórios individuais que entram na composição dos sonhos.
Essas narrativas maravilhosas vêm encantando através dos tempos. Acredita-se que os primeiros contos de fadas tenham origem céltica (séc. II a.C.). Mas os contos de fadas não se constituem como mera forma de entretenimento infantil, por sua tradição popular, tratam da essência da condição humana, funcionam como espelhos queocultam e mostram profundamente os problemas existenciais que são resolvidos por intervenção do elemento mágico (Oliveira 2005).
Em 1969, Todorov apud Oliveira 05 “o que distingue o conto de fadas é uma certa escritura não o estatuto do sobrenatural”. O surgimento de uma dificuldade inicial e sua posterior resolução são requisitos indispensáveis a essas narrativas. Desta forma, o herói e suatarefa são elementos centrais e constituem os alicerces desses atos.
Segundo Urban (s.d), contos de fadas são expressões cristalinas e simples de nosso mundo psicológico profundo. De estrutura simples que os mitos e as lendas, mas de conteúdo muito mais rico que o mero teor moral encontrado na maioria das fábulas, são contos de fadas a fórmula mágica capaz de envolver a atenção das crianças,...
tracking img