O papel da logistica reversa para o desenvolvimento sustentável do planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA LOGISTICA REVERSA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

Leonida Maria Rausch

Prof. ª Joelma Kremer

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Logística (LOD00021) – Logística Reversa
12/11/08

RESUMO

A conscientização quanto à importância das questões ambientais vem crescendo em todo o mundo, haja vista dados e acontecimentoscatastróficos divulgados nos últimos tempos sobre o planeta. Tsunami, derretimento de geleiras e conseqüentemente aumento do nível do mar, chuvas excessivas, mudança no clima e esgotamento dos recursos naturais estão alarmando o mundo. As pessoas, aos poucos, observam que a preservação do Planeta Terra significa também a preservação da própria vida. Esta consciência coletiva vem crescendo dia a dia como severifica, ainda que de forma tímida, na mudança dos hábitos e costumes da população, através da prática da educação ambiental. O consumidor interfere de forma importante nesse processo com a utilização responsável de mercadorias e serviços para satisfação das suas necessidades por meio da atitude crítica no momento de sua aquisição. O que significa avaliar a necessidade de obtenção de um produto,sua origem e destinos ambientalmente corretos. Diante dos acontecimentos, as empresas começam a acompanhar a inquietude que seus clientes demonstram com os danos ambientais causados. Simultaneamente os governos têm estabelecido fiscalização mais rígida sobre legislações ambientais, como forma de obrigar as empresas a se responsabilizarem pelo lixo produzido. Neste contexto, as empresas estãoimplementando sistemas de gestão ambiental, no sentido de apresentar uma postura ambientalmente correta através de processos logísticos reversos fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao produtivo, como forma de minimizar o prejuízo ambiental causado, obter vantagens financeiras, de imagem e cumprimento de leis.

Palavras-chave: Logística reversa; Cadeia de Suprimento;Sistema de Gestão ambiental.

1 INTRODUÇÃO

A Logística Empresarial vem sendo utilizada de forma estratégica nas organizações a fim de se obter ganhos em competitividade através da distribuição eficaz de produtos aos consumidores. Trata-se de um diferencial ao cliente, e importante fator para sobrevivência e manutenção das empresas. Com o progressivo volume de bens oferecidos ao mercado oprocesso de distribuição foi acelerado tornando obrigatório o fornecimento de um produto em tempo e local ideal a fim de que as empresas possam se destacar no mercado.
Por outro lado, o crescente volume de bens produzidos tem provocado um esgotamento dos recursos naturais e despertado a atenção para o meio ambiente e a consciência ecológica na população. Se a distribuição dos produtos naatividade se faz de forma rápida e ordenada, pelas empresas, o planejamento da cadeia reversa de distribuição desses produtos não tem sido considerado pelas empresas.

Nesse contexto, surge a Logística Reversa que trata do retorno dos sub-produtos não utilizados, por meio de canais de distribuição fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao produtivo. Foi anos 90que começaram a surgir abordagens sobre o assunto, graças ao aumento da preocupação com questões ambientais, novas legislações, atuações dos órgãos de fiscalização e inquietação por perdas econômicas nas empresas.

O crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a inovação tecnológica, o aumento do consumo e conseqüentemente o esgotamento dos recursos naturais,principalmente nos países mais industrializados, trouxeram efeitos danosos ao meio ambiente e à saúde humana causando uma forte pressão social nas organizações, em virtude dos prejuízos ambientais. Com o ritmo cada vez maior da exploração dos recursos naturais, grandes áreas estão sendo rapidamente danificadas e em seguida abandonadas depois de sua degradação e esgotamento, prejudicando todo o...
tracking img