O PAPEL DA LIDERAN A NA FORMA O DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE E SUSTENT VEL

614 palavras 3 páginas
O PAPEL DA LIDERANÇA NA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FORTE E SUSTENTÁVEL

Durante todo o andamento do Mba em Gestão de Pessoas, ficou bem claro que a cultura é criada pelos seus líderes, seu modo de pensar, agir e administrar . Quando esta cultura se torna ineficiente para a organização, a liderança é chamada para modificar, refazer e ajudar aos colaboradores a aderir essa nova cultura que deve ser inserida no DNA da empresa.
O papel do líder na formação de uma cultura organizacional forte é o de identificar as mudanças que estão acontecendo no mercado e ,muitas vezes, admitir que errou, que não sabe de todas as respostas e que em conjunto irão se reunir e formar elementos que irão embasar um novo conceito de uma cultura forte e que se modifica com as necessidades do mercado, pessoas, acionistas, fornecedores e governo.
Recriar uma cultura é extremamente difícil para a liderança, pois exige uma maturidade para sustentar todos os anseios que um processo de mudança é capaz de fazer com uma empresa, ser a fortaleza necessária para apoiar esse momento de transição e enxergar que esse período turbulento de medos, negatividade é momentâneo e importante para surgir um novo conceito forte e atual. A liderança deve identificar os colaboradores capazes de influenciar positivamente, negativamente e aqueles que apresentam- se isentos diante das mudanças. Essa ação requer um bom nível de conhecimento do gestor, pois é essencial para envolver, obter participação e anular as forças opositoras dentro do processo de mudança e de formação de um DNA .

Hoje, eu percebo que criar uma equipe sustentável requer, primeiramente, um conhecimento de visão de futuro da organização e de como ela pretende alcançar os objetivos. Essa visão de futuro deve estar alinhada com os pilares organizacionais da empresa e ao alcance visual de todos. Ter ao lado os melhores da sua organização não é tão fácil, mas para um líder é estimulante, trabalhar com cabeças

Relacionados