O PAPEL DA IGREJA NA OBRA SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA BÍBLICA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA IGREJA NA OBRA SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA BÍBLICA


Ana Rosa Lopes Alves
Professor Ismael Miranda
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Teologia (000023)- Prática do Módulo VI
21/01/2014


RESUMO

Todo cristão é um missionário em potencial, pois Jesus Cristo nos deixou a missão de pregar o evangelho a toda criatura. Esse chamado, no entanto, precisa sercompreendido em sua dimensão, ou seja, há a necessidade de um olhar cristão para a realidade social em que vive a humanidade. A missão do cristão não deve se restringir apenas em empreender todo o esforço na evangelização e conversão de almas para o reino de Deus; a questão é o foco principal, aliado ao ato de procurar auxiliar no acesso às necessidades básicas para que o ser humano viva comdignidade. Segundo pesquisas científicas, o sentido de missão tem se ampliado, fazendo com que o cristão tenha um olhar voltado para as carências sociais da humanidade e a igreja cumpra seu papel também no âmbito social, não ficando restrita apenas à questão espiritual, que não deixa de ser prioridade. O objetivo principal deste artigo é demonstrar a abordagem bíblica quanto à questão social, refletindosobre o que Deus espera de seus discípulos no que tange a este tema. Foi feita uma revisão – não exaustiva- da literatura existente sobre o tema, discorrendo sobre o papel do missionário cristão e da igreja, na realidade social, de acordo com a Palavra de Deus.


Palavras- chave: Missão. Evangelização. Obras.

1.INTRODUÇÃO
A religião ocupa um importante espaço na vida das pessoas e podeajudá-las a encontrar o significado e a coerência no mundo.
Baseado neste contexto o ato de ganhar almas para o Reino de Deus se interliga com a questão social. Não há como evangelizar uma pessoa sem observar o contexto social em que vive.
Segundo Young e Gilbert (2012, p. 19),
Desde os anos 1950, tem havido entre os cristãos, um aumento notável do uso da palavra missão. Isso tem sido acompanhadode uma ampliação significativa de seu conceito, pelo menos em certos círculos. Costumava acontecer que a palavra missão se referia muito restritamente a cristãos enviados a outras culturas a fim de converter os não cristãos a plantar igrejas. Agora, porém, missão é entendido muito mais amplamente. Administração do ambiente é missão. Renovação da comunidade é missão. Abençoar a vizinhança é missão.Missão é aqui. Missão é lá. Missão é em todo lugar.

Olhando por este ângulo percebemos que podemos fazer algo no sentido de procurar no mínimo direcionar as pessoas carentes na busca por melhor qualidade de vida através do encaminhamento aos programas sociais governamentais, auxiliando também na procura por tratamento de problemas de saúde, dependência química, entre outras carências.
Aigreja unida pode ter um papel representativo na solução dos problemas sociais de cada comunidade, não sendo indiferente para com o sofrimento ao seu redor e no mundo e neste contexto mostrar a estas pessoas que existe algo além dos benefícios materiais que é a busca pela salvação da alma através de Jesus Cristo.
Quando a igreja apóia a pessoa na busca por uma vida melhor alcança a possibilidademais evidente da consolidação do novo convertido na caminhada com Cristo e não apenas a conversão.
Essa coesão da questão social com o âmbito espiritual deve ser tratado com muita sutileza, sabendo dosar a situação para que não se perca o foco principal da missão do cristão que é anunciar a salvação através de Jesus Cristo.
Young e Gilbert (2012, p. 33), enfatizam,
Não devemos baratear as boasobras por torná-las apenas um meio para chegarmos a algum outro fim (evangelização). Também não queremos exagerar a nossa responsabilidade por pensarmos que temos o dever de edificar o reino por meio de nossas obras. De modo semelhante, não devemos espiritualizar demais a ação social, por torná-la equivalente à shalom de Deus. A medida que a igreja ama o mundo tão amado por Deus, trabalharemos...
tracking img