O papel da família e da escola frente à questão limite/disciplina

Páginas: 37 (9165 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

O país vive um momento na história da educação infantil, muito voltado para o ensino em favor das crianças. Observa-se que cada dia, os cuidados com a educação infantil estão sendo pauta prioritária dos governos, organizações internacionais voltadas para a educação e da família interessada em uma educação melhor para seus filhos.
Hoje o Brasil dispõe de leis voltadas para aproteção da educação infantil como a Carta Magna, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as Leis especificas da educação infantil como as leis de Diretrizes e Bases da Educação.
Este trabalho quer mostrar a importância do direito que os brasileiros a uma educação de qualidade em creches e pré-escolas.

É importante que o aluno fale, dê sua opinião, de modo que possamos acompanhar suasdescobertas e sua aprendizagem. Aqui, a atuação é decisiva, pois coisa é verdade: com exceção de casos patológicos, crianças e adolescentes são muito curiosos. Eles adoram aprender, desde que o conhecimento não lhes pareça impingido e, sobretudo, quando seu interesse e participação são estimulados.

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o quanto cada fator influencia no comportamento e na aprendizagemdo individuo durante todo processo de evolução.

Este trabalho está dividido em três partes, para uma melhor compreensão das situações diagnosticadas através das atividades realizadas.

No capitulo I, relatou-se sobre a fundamentação teórica, foi apresentado de um modo geral um breve histórico sobre disciplina.

No capitulo II, após a observação dos alunos foram formulados algumasatividades para tentar solucionar os problemas encontrados.

No capitulo III, foram apresentados os dados obtidos pela observação, entrevista e pesquisas realizadas na instituição.

Com a experiência deste trabalho, espera-se haver uma maior contribuição por quem se interessar pelo assunto.


CAPÍTULO I – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DA FAMÍLIA

A experiência humana é sempre histórica, no sentidode que uma nova experiência é sempre assimilada aos resíduos do que passou, e no sentido que, ao procurar compreender o que é novo, nós sempre e necessariamente construímos sobre o que já esta presente (THOMPSON, 1995)

1.1 A Família no Contexto Social e Histórico

Atualmente, a discussão sobre a educação dos filhos na família vem se tornando cada vez mais freqüente nas escolas, em reuniões depais, em discussões acadêmicas e na mídia em geral. Por este fato é este tópico irá fazer uma retrospectiva da família no contexto social e histórico.
Observa-se que a família sempre teve um papel importante na educação dos filhos, mas, observa-se que vem ocorrendo modificações deste papel ao longo do tempo.
De acordo com a história, nos primórdios da humanidade, a família era comandada pelamulher. Acredita-se que, bem antes da humanidade compreender o papel do homem na reprodução, quem determinava a descendência familiar e a organização da família era a mulher, porque ela era supostamente um ser especial, dotado de capacidade mágica de dar a luz a outro indivíduo. Sendo que a participação do homem modificou radicalmente quando a humanidade percebeu que a participação do homem eraimprescindível para a geração do outro ser. (PAGGI; GUARESHI, 2004)
A família vem acompanhando estas evoluções e, embora possa parecer que o formato familiar que se conhece hoje é o mesmo que de antigamente, quem pensa esta completamente enganado.
Pode-se dizer que a primeira herança da Antigüidade não é nada boa: a vida da criança no mundo romano dependia totalmente do desejo do pai. O poder dopater familias era absoluto: um cidadão não tinha um filho, o tomava. Caso recusasse a criança - e o fato era bastante comum - ela era enjeitada. Essa prática era tão recorrente que o direito romano se preocupou com o destino delas. (ROUSSELL, s/d)
Mas, pode-se dizer que as relações e as práticas da educação infantil se tornaram fenômenos mutáveis no tempo e houve diversas mudanças e isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A (in) disciplina na relação família / escola: limites e perspectivas
  • A disciplina de sociologia: seu potencial, suas possibilidades e seus limites frente à escola atual
  • O papel da escola frente à diversidade
  • Disciplina: Escola, Comunidade e Família
  • Escola e família: o papel da família na educação
  • BULLYING: PAPEL DA FAMILIA E DA ESCOLA
  • PAPEL ESCOLA FAMILIA
  • Bullying e o papel da familia e da escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!