O papel da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o papel da escola
Na formação de crianças com idade entre zero e seis anos?
Desde que a mulher passou a integrar o mercado de trabalho, a escola tomou um papel importante na formação dacriança. Mas até que ponto o ambiente escolar pode substituir o papel dos pais na formação dos filhos?

O aumento do número de instituições de educação infantil, principalmente nos grandes centros doPaís, é conseqüência da vida moderna que introduziu a mulher no mercado de trabalho e promoveu mudanças na estrutura familiar. Para os pais, fica a dúvida se essa é a melhor opção para a criança.Especialistas afirmam que a escola pode ser decisiva na vida infantil, mas não substitui a importância do convívio constante com a família na formação da criança.

Para saber qual o papel da formação escolarna vida e futuro da criança, é preciso compreender um pouco esse “universo”. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. É nessa fase que ela começa a desenvolver suas capacidadesfísicas, cognitivas, afetiva, estética, ética, de relacionamento interpessoal e de inserção social. O período é tão importante que a Lei de Diretrizes e Bases 9349, promulgada em 1996, garante a todacriança de zero a seis anos o direito à educação infantil e, ao Estado, o dever de promovê-la.

Para a diretora da escola de educação infantil São Gabriel, a pedagoga Karen Kaufmann Sacchetto, esse é umperíodo muito fértil, e a criança precisa ser conduzida de maneira adequada, para não comprometer sua formação. “A escola é capaz de estimular a formação das crianças em várias áreas e de maneiraconstante. Para a criança, tudo é brincadeira e, enquanto ela brinca, ela aprende”, reforça Karen. Para a pedagoga, outro fator que torna a educação infantil importante é porque ela serve como alicercepara o conhecimento que a criança vai adquirir durante a vida. Se esse período for frustrante, traumático, pode vir a comprometer o desenvolvimento escolar, social e afetivo. Karen recomenda aos...
tracking img