O papel da escola no mundo moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola No Mundo Contemporâneo
A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Gema Parenti Araújo
Resumo: O presente artigo busca refletir sobre as transformações que a sociedade vem sofrendo nestes últimos anos e a forma como a educação está sendo atingida, especialmente com os avanços tecnológicos, afetando a identidade do professor e gerando o fenômeno do mal-estar docente. Apresenta, também, umareflexão sobre o importante papel da gestão para o adequado enfrentamento deste problema, nas instituições escolares, buscando alcançar o bem-estar geral na escola.

Palavras-chave: Avanços tecnológicos, gestão, mal-estar docente, motivação.

O mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da sociedade, inclusive na educação, provocadas especialmente pelo avanço dastecnologias, pela produção incessante de conhecimento e pela criação de novos meios de comunicação. Essas transformações são, ao mesmo tempo, responsáveis por esse processo e resultantes desse processo, que é irreversível e tende a avançar rapidamente a cada dia.
Na visão de Anthony Giddens (2005), a modernidade deveria ser vista como um fator multidimensional que inclui mudanças sociais,intelectuais e políticas; ao invés disso, a modernidade busca valorizar a multiplicidade de valores atingindo assim a identidade dos sujeitos. Diz o autor que, "em vez de estarmos entrando num período de pós-modernidade, estamos alcançando um período em que as conseqüências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes" (GIDDENS, 2005, p.12).
Na percepção de StuartHall (2003), de certa forma, o indivíduo possuía uma única identidade, mas com a modernidade o mesmo indivíduo tem que adaptar-se a várias identidades "formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam" (HALL, 2003, p. 13).
Alberto Melucci (2001) adota a expressão identização para referir o "caráterprocessual, auto-reflexivo e construído da definição de nós mesmos" (MELUCCI, 2001, p. 34). A identidade é, para este autor, "um processo de constante negociação entre as diversas partes do eu, tempos diversos do eu e ambientes ou sistemas diversos de relações, nos quais cada um está inserido", capacitando o indivíduo a responder pelos múltiplos e contraditórios elementos que lhe compõem em cadamomento (MELUCCI, 2004, p. 67).
O mal-estar docente, fenômeno contemporâneo, pode estar relacionado a todas essas mudanças que vêm ocorrendo e que afetam também os professores e suas identidades. O professor, em meio a tantas exigências e necessidades que se transformam continuamente, questionando seu papel e suas funções, acaba por desenvolver sentimentos de insatisfação profissional e falta dedisposição para buscar aperfeiçoamento; esgotamento pelo acúmulo de tensões; depressões. Esses sentimentos, muitas vezes, o levam ao abandono da própria profissão, visto que as mudanças acontecem com tanta rapidez e não conseguem ser acompanhadas pelos educadores.
Segundo Moacir Gadotti, em sua obra Boniteza de um Sonho (2001, p. 14), essas mudanças vão além da sala de aula "através da rede decomputadores interligados", com isso, informações são passadas velozmente para o mundo todo em qualquer ocasião, sejam elas de qualquer natureza, permitindo que o aluno traga para a sala de aula informações muitas vezes ignoradas pelo professor.
Em meio a toda essa corrida ao progresso, podemos dizer que a escola acaba perdendo-se em relação ao ensino e à aprendizagem, tanto pela falta de recursos paraatender a toda essa demanda de novos conhecimentos e competências, como pela falta de formação dos que precisam acrescentar à sua função de transmissores do conhecimento, a de animadores culturais, assistentes sociais e responsáveis administrativos. Esta concepção multifuncional pode traduzir-se num fator de perturbação e de stress, levando o educador ao desânimo.
Além da constante formação...
tracking img