O papel da escola na vida do aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente, devido ao conhecimento das diferentes perspectivas pedagógicas e sociais, sabe-se que a escola é um espaço diferente de outrora, no qual sua funçãoera transmitir conhecimentos, e a obrigação do educando era receber e assimilar conteúdos. Hoje em dia, a missão da escola é a de formar o indivíduo, propiciandocondições para que ele construa seu conhecimento e o tenha como instrumento para explicar ou usar na sua vida e nas relações com o outro.
Assim sendo, a escolaprecisa assumir a função de formar indivíduos críticos, conscientes e atuantes em uma sociedade que se transforma e inova-se a cada momento. Para isso, é preciso quea escola rompa com velhos paradigmas, investindo em práticas que motivem a aprendizagem significativa juntamente com a inteligência emocional, que é um aspectorelevante e imprescendível para que o sujeito tenha êxito em sua vida.
A escola por muito tempo, e ainda hoje, não propiciou situações para que os educandosdesenvolvessem a auto confiança e a criatividade, cobrando resultados de acordo com a perspectiva padrão, buscando inovações ou o registro sob a ética de cada um. Aautonomia e a auticidade são questões que requerem um trabalho maior do que supervisionar e acompanhar resultados previstos. É preciso que os educadores não tenhamreceio de sair da zona de conforto e invistam em atividades e ações que exijam a ação do educando de maneira individual e coletiva.
É somente quando ocorrer amudança na prática pedagógica que os alunos vão ter condições de serem autônomos, críticos, conscientes e atuantes. Isto tudo com respeito as diferenças e a diversidade.
tracking img