O papel da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO LIVRO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO

O livro didático Novas Palavras de português de 1º ao 3º ano do ensino médio é utilizado como padrão pelas escolas, aborda os conteúdos de línguaPortuguesa em três partes. Sendo esses blocos a Literatura, a Gramática e a Redação e Leitura.

Nesse livro didático, o trabalho com a produção textual não apresenta nenhuma proposta de trabalhoconsistente. Não há nem mesmo referência a essa questão, o que conseqüentemente acarreta a inexistência de qualquer um dos pontos de referência elaborados para análise da proposta de trabalho do livro.
Aprodução textual apresenta aqui na forma de um trabalho puramente realizado dentro do contexto gramaticalista do português padrão, evidenciando apenas a questão normativista, como coerência e coesão dalíngua. Tem-se como objetivo específico a produção de gêneros, redação com a única finalidade de aplicar esses conceitos e normas gramaticais para a produção de texto.
Os conceitos de textosabordados no bloco de Redação e Leitura do livro didático Novas Palavras analisado restringem-se a um trabalho com a Tipologia textual, a qual é apresentada com três tipos de textos: o narrativo, odescritivo e o dissertativo. Essa abordagem limita-se a trabalhar a questão estrutural desses tipos textuais, como os tipos de narrador (textos narrativos), formas de descrever (textos descritivos) e tipos dediscurso (textos dissertativos). Nessa abordagem referente á questão discursiva, limita-se também, a uma apresentação tipológica, abrangendo o discurso direto, discurso indireto livre.

Portanto,verifica-se que a proposta de trabalho com produção textual no livro didático Novas Palavras do ensino médio ainda não aborda e nem desenvolve esse trabalho com a utilização dos gêneros textuais, o queconseqüentemente não proporciona efetivamente uma interatividade comunicativa do indivíduo em dado contexto sócio-histórico-cultural em que esteja inserido.

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS...
tracking img