O papel da cultura no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA CULTURA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

1.APRESENTAÇÃO


Frente ao mundo globalizado, as crescentes relações comerciais e políticas, entre os mais variados países, consolidam o Inglês como língua imprescindível neste universo das grandes transações internacionais. Mais que um processo de integração das economias, a globalização constitui-se também em umfenômeno que promove, com extrema rapidez, a difusão de informações, muitas vezes incutidas de vastos aspectos sociais que acabam por gerar uma espécie de “permuta” entre diversas culturas.
Tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, direcionado aos professores brasileiros, quanto a Modern Language Association, direcionada aos professores americanos, relacionam ideias comuns no tocante àexistência de uma estreita relação entre a cultura e o ensino da língua estrangeira.
O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, quando não contempla os aspectos culturais, tende a culminar em ruídos na compreensão, em risco de mal entendidos e/ou situações inusitadas, e por fim, compromete a eficiência da comunicação.
Neste contexto, um dos grandes desafios dos professores delíngua inglesa é buscar meios que garantam aos alunos um ensino mais eficiente. Entenda-se por eficiência não somente o domínio das principais habilidades lingüísticas, mas também a capacidade de saber utiliza-las em situações específicas. Na maioria das vezes, esse discernimento só é possível quando o aluno está “ambientalizado” com a cultura da língua.
Existem muitos fatores que influenciam e seinter-relacionam com as etapas do ensino de uma língua estrangeira, agindo como facilitadores ou não da aprendizagem eficaz. Este projeto propõe-se a abordar a relevância dos aspectos culturais, assim como sua influência na capacitação dos professores e no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa.








1. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa visa investigar e discutir arelevância e influência dos aspectos culturais no ensino da língua inglesa, com o intuito de elucidar a estreita relação há muito existente entre cultura e linguagem. Propõe-se a apontar quais os possíveis benefícios que professores e alunos podem extrair da associação entre cultura e as competências lingüísticas no processo ensino/aprendizagem deste idioma.
Face à constatação de que este vínculo temsido relegado a segundo plano, justifica-se a escolha deste enfoque, pela necessidade de promover uma investigação que constate se de fato a eficácia do ensino do Inglês está mesmo atrelada ao fato de associar os conhecimentos teóricos lingüísticos, com os aspectos culturais da língua em questão.
Tendo em vista o reconhecimento da língua inglesa, como sendo de suma importância dentro docontexto da globalização, percebe-se que além de ser fundamental nas relações político-econômicas entre nações, faz-se também necessária para as inter-relações pessoais dos indivíduos. Seja pela liberdade comunicativa propiciada, seja pela ampla gama de informações veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, com destaque para a Internet.
Verifica-se pois, a necessidade de difundir-se a línguainglesa de modo mais dinâmico e eficaz, nas escolas brasileiras, uma vez que essa disciplina, muito tem a contribuir tanto para o enriquecimento cultural, como para o exercício da cidadania de seus aprendizes.













2. PROBLEMA

A problematização do tema deste pré-projeto baseia-se nas observações e necessidades constatadas anteriormente e propõe o seguinte conjunto dequestões:
a) Qual a importância que os professores de Língua Inglesa atribuem aos conhecimentos da cultura da língua estrangeira, em sua formação profissional?
b) Os professores de Língua Inglesa consideram relevante os aspectos culturais em suas práticas de ensino?
c) Se assim os consideram, de que maneira promovem uma abordagem intercultural em sala de aula?
d) De que forma utilizar a...
tracking img