O papel da cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Direito e Pensamento Politico
Cidadania e a ação do Estado
Visita e acompanhamento à instituição fé e alegria

Sumário

1. Introdução

2. História da instituição

3. Trabalho realizado pela organização

3.1 A separação

3.2 A vida nas ruas

3.3 Atividades e acompanhamento escolar

3.4 Financiamento

4. Não apenas um dever

5. Conclusão

1. Introdução:Como sugerido em sala, após uma discussão com a turma, buscamos mostrar de forma mais real e verdadeira possível, o trabalho feito por uma ONG e a ação e presença do Estado na sociedade, além da presença da própria no que tange a cidadania.
A ONG Fé e Alegria foi escolhida para ser o objeto de estudo para o trabalho, pois além de possuir uma certa credibilidade e qualidade no trabalho realizado nasociedade, possui 24 anos de atuação no Estado do Espírito Santo, promovendo uma relativa atribuição a vida, e se encontra localizada perto da faculdade facilitando o acesso e a pesquisa, o que permitiu o acompanhamento semanal para melhor averiguação do trabalho realizado por ela.
Localizada no bairro Maruípe, a ONG Fé e Alegria ajudam crianças que por diversos motivos foram afastadas dos paise familiares, providenciando moradia provisória e todos os cuidados necessários até que seja providenciada sua reintegração na família de origem ou colocação em família substituta.
A ONG conta com um amplo espaço destinado ao lazer e entretenimento dos menores, além disso, contam com acompanhamento de psicólogos e cuidadores, visando minimizar os traumas sofridos durante e depois da separaçãodos pais e familiares.
As crianças são supervisionadas na escola e na instituição, recebendo suporte emocional e uma educação adequada.
A ONG faz parceria com algumas empresas privadas, por exemplo, KUMOM que oferece aos menores cursos de complementação e reforço nas matérias escolares, outras empresas e a Prefeitura de Vitória fazem contribuição financeira, formando uma parceira que ajudamanter a ONG desde sua formação em 1989.

Apesar de todos os financiamentos recebidos por empresas e pela prefeitura, a doação de alimentos, roupas e por pessoas físicas é de grande peso, fazendo uma grande diferença na vida dessas crianças, que por mais que tenham sofrido estão tendo uma nova oportunidade de serem amadas e cuidas, recebendo oque é realmente importante, uma boa educação, afeto evalores morais.
A ONG Fé e Alegria atuam em todo o ES, tendo 25 unidades e 3500 beneficiados.

2. História da Instituição Fé e Alegria - ES
|

No Estado do Espírito Santo, desde sua estruturação em 1989, até o ano de 1995, Fé e Alegria atuou no atendimento direto a crianças em situação de rua. A partir de então, até o ano de 1999, passou a atuar na capacitação de educadores sociais de outrasinstituições.
Paralelamente atuou também na defesa de direitos, integrando por duas gestões consecutivas o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória, colaborando efetivamente para a constituição da Rede Criança e para a qualificação do atendimento a este público. No ano de 2001, Fé e Alegria retomou o atendimento direto a meninos e meninas em situação de risco pessoal(vivendo na rua), assumindo a administração da Casa Aberta do Cidadão Criança.
Em 2002 estruturou o Projeto “Viva a Vida”, em parceria com o Departamento da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Geração de Renda da Prefeitura Municipal de Vitória, reordenando o atendimento a aqueles cidadãos e obtendo resultados muito significativos que contribuíram para aredução do número de crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória. Atualmente, através do “Viva a Vida” podem ser abrigadas até 60 crianças e adolescentes em 05 centros de atendimento.

|
|

3. Trabalho realizado pela ONG

3.1 A separação
ONG Fé e Alegria trabalha com crianças que foram afastadas dos pais e familiares pela intervenção do Estado, (pois os pais normalmente...
tracking img